TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Figurando em Quadrinhos

Por:   •  21/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  4.199 Palavras (17 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1        TEMA DO PROJETO        5

2        JUSTIFICATIVA        5

3        SÉRIE/ANO A QUE O PROJETO SE DESTINA        9

4        OBJETIVOS        9

5        PROBLEMATIZAÇÃO        10

6        CONTEÚDOS CURRICULARES        11

7        O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)        12

8        TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO        13

9        RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS        14

10        AVALIAÇÃO        15

CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

REFERÊNCIAS        15

ANEXOS ...................................................................................................................17

“Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível."

                   

                                          (Charles Chaplin)


INTRODUÇÃO

A linguagem é um sistema de comunicação utilizado pelo o homem desde sua criação, que serve para transmissão de pensamentos e ideias. Ao longo dos anos, a linguagem passou por processos de evolução, para facilitar a interação entre ouvinte e falante. O processo comunicativo se dá por meio das palavras, pois é através delas que transmitimos ao mundo nossas ideias, pensamentos, anseios e angústias. Utilizamos todas as nuances contidas nas palavras, suas qualidades de som, forma e fluência, com a intensão de transmitir alegria, tristeza, reflexão, dentre tantas outras intensões contidas nos atos da fala.

Ao utilizarmos as figuras de linguagem, incutimos em nosso discurso um estilo próprio, através de uma linguagem carregada de vida e simbologia. As Figuras de Linguagem trazem em si toda a liberdade, espontaneidade, subjetividade e emoção que a Língua contém. Para tanto, é preciso utilizá-las através de um processo de exploração de seus significados. Quando bem trabalhadas, têm o poder de transformar a realidade e tudo o que ela nos transmite.

Diante disso, é necessário explorar os diversos significados presentes nas Figuras de Linguagem, percebendo assim a importância que cada uma adquire no processo de análise e compreensão textual.  É imprescindível perceber como funcionam essas Figuras, ter consciência da força argumentativa e o poder de persuasão que delas emanam, bem como sentir a “poeticidade” contida em seu uso, que conferem aos textos um encantamento próprio. Ao reconhecer tais Figuras, é possível compreender melhor os textos literários, sensibilizando-se com a beleza escondida nas entrelinhas e em tudo aquilo que não é dito, através de toda a simbologia que as Figuras de Linguagem contêm. Como uma criança brincando com as palavras, as Figuras de Linguagem “brincam” com o sentido de tudo aquilo que, aparentemente, não tem sentido algum, mas que enche a vida de suavidade e beleza.

Partindo deste pressuposto, iremos abordar As Figuras de Linguagem no Projeto de Ensino em Língua Portuguesa e Literatura, direcionado aos alunos da 1ª Série do Ensino Médio, através da produção de história em quadrinhos, por se tratar de um gênero textual contemporâneo, dinâmico e que possibilita ao aluno utilizar diversos tipos de linguagem, bem como produzir entretenimento de forma divertida, trabalhando também a intertextualidade presente nesse gênero específico.  Para tanto, é necessário produzir tais quadrinhos utilizando as Figuras de Linguagem, levando os alunos a reconhecer os diversos significados que estas apresentam em determinado contexto. Assim, esse Projeto de ensino foi produzido com a intenção de compreender como é possível produzir Literatura de entretenimento, utilizando os recursos linguísticos estudados em sala de aula, através de práticas que inovem este estudo. Buscando, dessa forma, compreender como contemplar as especificidades de significação e produção textual propostas nesse Projeto.

        

  1. TEMA DO PROJETO

O tema a ser trabalhado nesse Projeto de Ensino será Figuras de Linguagem, por ser de grande relevância ao ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Médio, uma vez que os mesmos necessitam dominar tais recursos linguísticos para melhor compreensão e produção textual.

  1. JUSTIFICATIVA

A linguagem e o pensamento caminham lado a lado, confrontando-se o tempo todo, complementando-se e inter-relacionam-se, gerando enunciados e discursos diversos. Por isso, argumentar seria, através dos enunciados, persuadir o outro, convencê-lo, influenciá-lo a acreditar no que se está afirmando. De acordo com Citelli (1995), “(...) argumentar é persuadir, convencer o outro de que os meus argumentos são muito melhores do que os dele”, já que para o autor, a arte de argumentar não tem relação alguma com a ética, pois, conforme a arte da Retórica, não importa o que está sendo dito, mas sim, dizer de forma eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (370.5 Kb)   docx (193.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com