TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Nome da Rosa

Por:   •  8/6/2018  •  Resenha  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

   

  O filme é uma adaptação cinematográfica do livro o Nome da Rosa de autoria de Umberto Eco dirigido por Jean Jacques Annaud e o elenco conta como ator principal, Sean Connery, que ao lado com o restante da equipe, conquistou vários prêmios ao redor do mundo. Tudo se passa no ano de 1327, período histórico conhecido como Alta Idade Média, em uma abadia beneditina na Itália.

      Willian de Baskerville e seu discípulo Adso de Melk são encarregados da missão de desvendarem as misteriosas mortes de monges da abadia. OS cadáveres eram encontrados com os dedos e língua roxa. Todos acreditavam que as mortes eram obras de demônios e de sinais do apocalipse. Willian tinha um conhecimento investigativo, pouco a pouco ia associando as pistas e criando hipóteses. O jovem franciscano Adso, teve relações sexuais com uma moça que foi condenada e acaba se apaixonando. Quem tinha duvidas era estimado um homem sem fé e, não podiam rir, pois era coisa do demônio. Quem arriscasse contrariar ou pensar através de diferentes prismas e sobre outras perspectivas que não fossem alinhadas com o princípio cristão era considerado ímpio.

      Na abatia existia uma enorme biblioteca, que apenas poucos monges têm acesso. Willian fica sabendo que um antigo conhecido seu havia sido mandado para a abadia de onde ele estava. Tratava-se do inquisidor Bernardo Gui. Willian e adso chegam a Biblioteca e descobrem que as mortes eram por causa de um livro de Aristóteles que estava com as paginas envenenadas. O monge Salvatore foi visto com a moça fazendo um ritual de magia. Salvatore é interrogado e torturado por Bernardo Gui, e é julgado culpado pelas mortes dos monges que acontecia na abatia e os dois são levados para fogo. O livro foi envenenado por um monge idoso que segundo ele, a leitura desse livro levaria a desobediência e a falta de temor a Deus. Na tentativa de destruir o livro, o monge assassino causa um fogo acidental, Willian mesmo em apuros consegue salvar alguns livros e a moça que estava na fogueira não é queimada.

     Contudo conclui-se que a Igreja monopolizava o conhecimento, disponibilizando para os monges apenas os conhecimentos que eles achavam como o certo. O medo de que determinadas pessoas ao ler os livros considerados profanos, mudassem seus pensamentos, levou a mortes de muitas pessoas que buscavam conhecimento. Um povo sem conhecimento é mais fácil de ser dominado. O autor da obra mostrou uma realidade que existia na Idade média, atrocidades que eram praticadas pela igreja católica. A obra representa um momento de distração pra quem aprecia uma boa literatura e em enredo misterioso.

 Referencia: O Nome da Rosa, Jean – Macques Annaud. São Paulo: Globo filmes e produções, (s. d). 1 DVD (114Min), Widescreen, color.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com