TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO

Por:   •  7/6/2018  •  Dissertação  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

 O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO

Atualmente, o Brasil, encontra-se entre os paises que mais usa internet no mundo. Entretanto, somente a parcela média-alta da população tem acesso a uma boa qualidade desse recurso. A falta de investimentos nos campos de informática e tecnologia são os principais responsáveis por essa desigualdade, afetando principalmente a parte mais carente da população.

                   Como já dizia Séneca, um grande escritor Romano, "A educação exige os maiores cuidados, porque influi para toda a vida". A educação, especialmente a pública, tem sido negligenciada pelo governo. Apesar do ensino de professores ter apresentado uma melhora, muitos assuntos ainda precisam de uma complementação. Contudo, a falta de um ambiente que proporcione meios de pesquisa mais eficientes, está  contribuindo para que que alunos percam o interesse pelo aprender, pois ficam entediados quando procuram em fontes tradicionais menos interativas. Dessa forma, havendo lugares apropriados para obter uma consulta rápida de variados temas, fariam com que esses jovens ficassem mais motivados a estudar.

                  O desemprego tem sido um dos graves problemas enfrentados pela sociedade. Boa parte de serviços e estabelecimentos usam recursos tecnológicos para se desenvolverem, isto faz com que a população mais carente tenha dificuldade em conseguir um emprego que garanta uma melhor remuneração, pois não aprenderam a utilizar estes meios tecnológicos. Com isso, grande parte da população pobre, acaba em ofícios informais, ganhando uma renda, frequentemente, inferior à necessidade básica do cidadão. Isso faz com que continuem morando em locais com infraestrutura precária.  Assim, investindo-se em cursos profissionalizantes ou até básicos no meio de informática, a população  menos favorecida iria começar a ascender economicamente.

                  Embora a internet seja um recurso (global) universal, pessoas de baixa renda não possuem um acesso de qualidade, afetando substancialmente sua vida intelectual e funcional. Portanto, cabe ao Governo investir em programas educacionais que ensinem a comunidade a lídar com a tecnologia. Além de promover a criação de políticas públicas de inclusão digital  que contenha computadores com internet de graça para a população, para que consigam ampliar fontes de conhecimento, deixando assim, uma sociedade  igualitária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com