TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DE FORMAÇÃO DE ESPECIALISTAS

Tese: O PAPEL DE FORMAÇÃO DE ESPECIALISTAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  Tese  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 4

2. O PAPEL DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO

A DOCENCIA, A ATUAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO E NA GESTÃO DA ESCOLA E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO PEDAGÓGICO.

Esse processo dinâmico e flexível depende da organização curricular da escola que tem a finalidade de tornar reais as ideias, ou seja, transforma os princípios educacionais em atividades, por isso, o currículo não pode ser visto apenas como uma relação de conteúdos previamente estabelecidos, pois ele é antes de qualquer coisa, toda e qualquer atividade ou experiência integrada ao processo de ensino e aprendizagem.

No processo de ensino-aprendizagem, TuvillaRayo (2004, p. 108-109) explica que a vida, tanto na escola como na comunidade, necessita de colaboração, cooperação e normas para que as necessidades humanas básicas sejam atendidas, bem como os conflitos que se produzem, cabendo ao aluno reconhecer a assimilar valores morais que podem ser entendidos como desejáveis também é um dos objetivos da educação.

Sua participação junto à equipe escolar para discutir, apontar sugestões e expor dúvidas é imprescindível. Afinal, ele é considerado também o porta-voz dos futuros membros da sociedade.

Nesse sentido é possível perceber que o desenvolvimento profissional do professor não depende apenas dele mesmo, mas também da instituição em que atua e, sobre tudo, do compromisso do Estado em dar condições efetivas para que ele possa concretizar projetos.

2.1 INTERPRETAÇÃODO ART. 13 DA LDB

A (LDB) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, determina que cada professor devamosparticipar. Da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

Cada professor precisa ter suas aulas já formadas conforme sua capacitação profissional e sua formação escolar. Deve zelar pela aprendizagem dos alunos, fazer com que eles consigam compreender aquilo que os docentes queiram passar. O componente ensino refere-se á organização do material curricular a ser transmitido em sala de aula em prol da aprendizagem.

Estabelecer estratégicas pedagógicas para o aluno que não consegue acompanhar os demais, são formas que o professor deverá lidar no seu dia-a-dia. Se os alunos deixam de aprender, caberá ao docente responsável assegurar as estratégias de recuperação.

A escola estabelecerá qual dia cada professor dará suas disciplinas, assim, ele poderá ter dias letivos e horas-aulas necessários e obrigatórios, também contribuindo para o bom funcionamento da Escola. Além disso, deve-se ter um tempo para participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avalição e ao desenvolvimento profissional utilizando-se planejamento da moderna tecnologia da informática educacional.

O docente também deve colaborar com a união entre comunidade, família, escola articulando uma boa comunicação entre eles. Se o aluno deixa de aprender, a família deve ser comunicada, se o aluno falta com respeito, é violento ou age de uma forma não adequada ao ambiente escolar a família também deve ser avisada, a comunicação será em tudo a respeito dos alunos.

3. AS CONDIÇÕES PARA QUE O PROFESSOR REALIZE SEU TRABALHO EM SALA DE AULA

Um aluno 4º ano do ensino fundamental é considerado indisciplinado, por não respeitava seus colegas e nem os professores.

Em um dia, esse aluno agrediu fisicamente uma colega que segundo ele o chamou de mal educado, pois ela respondeu com rispidez, foi quando ela o chamou de grosseiro e o menino a agrediu.

A professora precisou do auxílio da direção para que tomasse as devidas providencias, já que o aluno era reincidente e não ouvia a professora que tentava resolver o problema.

A direção então tomou as decisões cabíveis para resolver a situação. Primeiro foi chamado seus pais para uma conversa de como poderiam ajudar o aluno a mudar de comportamento. Decidiram então que a escola poderia fazer palestras, passaria filmes etc, para que os alunos pensassem a respeito da violência na sala de aula, tanto verbal quanto física.

Concluímos que a escola auxiliou não só o professor, mas à família a cuidar de problemas que infelizmente acontecem no ambiente escolar, mas que podem ser resolvidos com providencias simples, mas objetivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com