TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO ACADÊMICO

Por:   •  18/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

Curso de Letras – Português

Norma dos Santos Chaves

TRABALHO ACADÊMICO

Almenara – MG

Março / 2020

Norma dos Santos Chaves

TRABALHO ACADÊMICO

Trabalho acadêmico apresentado ao curso de Letras -  Português, da Universidade Estadual de Montes Claros como exigência pra obtenção do grau de Licenciatura em Língua Portuguesa.

Orientador(a): Prof.ª Edneuza Cardoso

Almenara – MG

Março / 2020

Resumo:

Comenta-se, com frequência, a respeito da importância da consciência fonológica, mas, antes de entender o princípio do alfabeto, as crianças devem entender os sons que associados as letras, são os mesmos sons da fala, muitos acham isso uma percepção muita básica sem se colocar no lugar que já sabem ler e escrever. Contudo, os pesquisadores mostram que a linguagem falada são sequencias de pequenos sons que não surge por casualidade em nós seres humanos, e essas pesquisas revelam que uma consciência fonológica mal desenvolvida é a principal dificuldade para um grade número de crianças que apresentam problemas para aprender a ler. Por isso são colocadas nas atividades uma forma de garantir que a apreciação da criança sobre a estrutura fonológica da língua proporcione uma compreensão segura e produtiva da lógica de sua representação escrita. Os fonemas são pequenas partes da fala que representa letras do sistema alfabético, mas, o grande problema é que as pessoas não prestam atenção nos fonemas, e acabam falando no automático as frases como um todo, dificultando cada vez mais as crianças desenvolverem uma habilidade se separar esses fonemas. No entanto, elas sem mesmo saber, quando estão sendo alfabetizadas no pré-escolar já desenvolvem diversas atividades com intuito de ajudar a fortalecer a consciência fonológica, como: as rimas, o ritmo, a escuta e os sons. Para expandir a consciência fonológica nas crianças, os professores devem conhecer um pouco da fonologia, que estuda as regras inconscientes que comandam a produção dos sons da fala, e a fonética, estuda a forma como o sons da fala são articulados, e a fônica, é o sistema pelo qual os símbolos que representam sons em um sistema de escrita alfabética. Outras restrições para a capacidade de produzir a fala está relacionada à forma como o cérebro classifica e percebe as unidades mínimas de som eu fazem diferença no significado, que chamamos de fonemas.  

É importante citar que os fonemas não são pronunciados na forma de unidades separadas. Pois, quando falamos unimos os fonemas em uma unidade silábica. Por exemplo, quando dizemos cama em voz alta, não produzimos quatro fonemas distintos: [k], [ã], [m], [a], dessa forma, falamos de vogais nasalizadas antes de consoantes nasais, como nas palavras tempo, ano e ninho. 

Contudo, essa atividades fonológicas solicitam que as crianças escutem as semelhanças, diferenças, quantidade e ordem dos sons da fala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (82.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com