TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Teatro No Ensino médio Teatro

Artigo: O Teatro No Ensino médio Teatro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

O teatro no ensino médio

Teatro é ação cultural. É uma forma de arte na qual um ou vários atores apresentam uma determinada história que desperta na plateia sentimentos variados. Abrange também o receptor na apreciação dos espetáculos.

Assim como o espectador frente ao espetáculo, o professor pode explorar os materiais de apoio educativo para transformar a junção teatro/escola numa experiência significativa, através da mobilidade do processo de apreciação e criação dos alunos. Permite-se, assim, a socialização, a integração, a criatividade, a coordenação, a memorização, o enriquecimento do vocabulário entre outros benefícios no aprendizado.

Nos PCNs (1998) é arte a partir de sua gênese em rituais de diferentes culturas e tempos. Pode ser conceituado nas fases da evolução genética do ser humano e entendido como instrumento de aprendizagem promovendo o desenvolvimento da criatividade, em direção à educação estética e práxis artística. Referenciando por este viés, Pascolati (2009) admite que o trabalho teatral na escola pode ser desenvolvido nesse âmbito.

Segundo Koudela (2004) a história e a estética do teatro fornecem conteúdos e metodologias norteadoras para a teoria e prática educacional. Esse caminho, afirma ela, “afigura-se talvez como a última possibilidade de resgate do ser humano diante do processo social conturbado que se atravessa na contemporaneidade”.Através do teatro o professor pode perceber traços de personalidade do aluno, seu comportamento individual e em grupo, traços de seu desenvolvimento e

Essa situação permite ao educador, um melhor direcionamento para a aplicação de seu trabalho pedagógico.

O teatro é um exercício de cidadania e um meio de ampliar o repertório cultural de qualquer estudante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com