TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho, Educação e Gênero

Por:   •  4/12/2022  •  Resenha  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 5

        Disciplina: Trabalho, Educação e Gênero

                                    Letras- Portuguê    

                                               RESENHA CRÍTICA

PRO dia nascer feliz. João Jardim. Brasil. Tambelini filmes, 2005. DVD, drama, 88 min., color, 35 mm. Link:Pro Dia Nascer Feliz DVDRip XviD pedr1nho – YouTube

O documentário "Pro Dia Nascer Feliz", dirigido por João Jardim, trata de temas relacionados como a desigualdade na educação brasileira, mostra dramas e as dificuldades enfrentadas por professores e jovens adolescentes em determinadas regiões do Brasil. É uma realidade alarmante e surpreendente que todos negam ver. O documentário oferece uma boa ideia quando se trata de mostrar relatos de alunos e educadores sobre a situação das escolas públicas e privadas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco.

Os professores das escolas públicas devem ser formados em condições precárias por falta de água; de segurança; transporte; Falta de recursos; há até casos de violência. Apesar de muitos problemas, ainda existem pessoas que acreditam e lutam por um futuro melhor, como Douglas, que encontrou no grupo de música (uma iniciativa de um professor), uma iniciativa para evitar influências negativas.

O vandalismo pedagógico é outro fator retratado ao longo do documentário, a diretoria aprovou alunos que não puderam continuar em outras aulas, foi o caso do aluno Douglas, vários professores O professor quer que o aluno aceite que a reprovação é arriscada porque o aluno entrou no mundo dos marginalizados, e que ele está indo bem no grupo de música, por outro lado, alguns professores da equipe insistiram que não poderiam aprovar porque seu desempenho era insatisfatório para progredir.

Uma das cenas mais marcantes é a entrevista realizada com uma aluna da Escola Estadual de Pernambuco, uma aluna com grande potencial, pois está acostumada a ler grandes autores e escrever poemas... bom, mas quando vai para a escola, ela não tem seu talento reconhecido pelos professores porque os professores acham que não é trabalho deles e sem falar na grande dificuldade que não só ela, mas todos os alunos desta cidade têm que enfrentar todos os dias, porque a escola é tão longe um jeito. Muitos alunos tinham que pegar ônibus para chegar à escola e na maioria das vezes o ônibus fornecido pela Prefeitura estava quebrado e a infraestrutura escolar estava em estado precário.

Professores e alunos estão desinteressados e distraídos. A falta de professores é muito grande, muitas vezes levando os alunos a abandonarem a escola mais cedo porque não há tutores. Uma funcionária da escola anunciou para a câmera que não acredita mais na educação. Relato de um coordenador que às sextas-feiras será difícil eles terem professores na escola e as aulas acabarão sendo substituídas por professores ocasionais e mesmo assim não tem professores assim e o aluno foi demitido. Novamente, o relato dos alunos mostra medo e envolvimento com crimes e drogas.

À medida que a trama se desenrolava, percebemos também que os problemas estavam por toda parte, em diferentes partes do país, eram um pouco diferentes, pela oportunidade que cada um teve, mas no final, os problemas de cada pessoa levam a um destino único: o fracasso na escola.

Os professores da entrevista também disseram que temiam o desrespeito de alguns alunos, a falta de interesse dos próprios alunos. O documentário focaliza o aluno e se mostra como o professor: na escola dos pobres, trabalhador de vida precária, vítima dos alunos e desamparado diante do caos, ele se viu mergulhado nele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com