TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Lingüística

Por:   •  18/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

1-Releia a aula 7 , pesquise nos arquivos ,na Rede  e em sua biblioteca  e escreva um texto reflexivo(seu), que não ultrapasse as 20 linhas, expondo o que entendeu sobre a “Virada pragmática” sobre a qual discorremos até o momento e em que medida a pragmática e a sociolinguística se interpenetram.

Analise de linguagem e ensinamentos das relações sociais

Pragmática é a análise das escolhas linguísticas no grupo social e o modo que lidamos com outras pessoas. Não é somente um mecanismo para se mostrar as coisas do pensamento, permite atos como refletir, compreender e deduzir a linguagem, não é apenas nomear peças, e sim a compreensão do ato de falar, os jogos de linguagem e a forma que se usa.

Na pragmática a reviravolta no século XX inovou a linguística, da aflição da estrutura para a utilização que criam a língua. Os conhecedores da linguagem ficaram pensativos em compreender a variação na hora da aplicação da fala da maneira que era expressada e como o público reagiria.

Embora sejam vários os pensamentos, é muito importante uma atenção maios ao uso das palavras usadas mostrando respeito a mensagem. Percebemos esse comportamento de normas de formalidades, que está direcionado a maneira de expressão exibindo a atitude racional apropriada na fala.

Já a sociolinguística impõe a pragmática relativamente ao ensinamento das relações sociais, visto que a sociolinguística retém o foco como o povo se comporta sobre a língua, de como a sociedade reagem com a diversidade, e variáveis pontos e efeitos da linguística.

 

2-Explique  a afirmação  que segue e dê pelo menos 1 exemplo:

Existem normas de formalidade e polidez que assimilamos intuitivamente e que seguimos quando falamos com pessoas mais velhas, do sexo oposto, e assim por diante.

A maneira de escrever e usar sinais é regulado da mesma forma. As consições pragmáticos influenciam em todo tempo nossa seleção de sons, de construções gramaticais e de vocabulário dentro dos recursos da língua. Algumas coerções nos são ensinadas em idade muito nova.Como a importância de dizer por favor e obrigado, e não se referir a uma mulher adulta como ela.

3- Por que podemos afirmar que  a ideologia é um reflexo das estruturas sociais e , portanto, toda modificação da ideologia acarreta uma modificação da língua?

Segundo o filósofo Bakhtin russo, a linguística Saussuriana, que acredita distinguir-se dos métodos da filosofia antiga, só faz afasta-los e perpetuá-los ao desempenhar a elaboração indutiva dos falantes e a focar num construto teórico abstrato, homogêneo, irrealizável de verificação empírica.

Portanto na análise de Bakhtin, todo signo é ideológico. O avanço da língua segue  uma ação conotativa positivamente, ao contrário da concepção saussuriana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com