TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ensino da literatura brasileira, no Brasil

Por:   •  15/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade

Departamento de Ciências Humanas e Letras                                                                                      Curso de Licenciatura em Letras                                                                                                   Português Instrumental  – Roberto Claudio Mendes dos Santos Filho    

Produção de Texto

*Assunto: Leitura

*Delimitação do Assunto: O ensino da literatura brasileira, no Brasil.

*Objetivo: Mostrar que o avanço da literatura estrangeira no Brasil pode ser fruto da desvalorização de nossa própria literatura.

*Público-alvo: Órgãos governamentais (educação), estudantes de ensino médio e de licenciaturas, professores em geral.

*Argumentos que serão utilizados:

     - Arg. 1: A leitura é um instrumento social para fortalecer a educação.

     - Arg. 2: A literatura consegue aliar vários tipos de conhecimento e ser multidisciplinar.

     - Arg. 3: A maior valorização da cultura (literatura) nacional fortaleceria e aqueceria esse mercado, na formação de novos leitores e autores.

     - Arg. 4: As raízes da problemática literária no Brasil estão nas dominações ideológicas e culturais estrangeiras.

     - Arg. 5: Existem vários artifícios para tornar a literatura brasileira mais valorizada.

Texto:

A Literatura nacional e os obstáculos impostos à sua valorização

     Um dos ensinamentos primordiais a toda criança ou adolescente que está começando sua trajetória escolar é o da leitura. O “saber ler” está muito mais discernido em nossa população nos dias atuais, pois este conhecimento deixou há muito tempo de ser um privilégio de alguns. A leitura, aliada a um empirismo de qualidade, abre para os professores e alunos um leque de oportunidades de exploração e transformação do mundo real através de novas ideias; é analisando a escrita de outras pessoas que viveram em outras épocas, que nos deparamos com variados caminhos percorridos pela sociedade, e com as mudanças na mentalidade do ser humano de um modo geral.  

     Em linhas gerais, o termo literatura não tem um sentido exato em nosso país, leiamos nesse texto como o conjunto de escritos narrativos, históricos, críticos, de eloquência, de fantasia, de poesia que representem um determinado país. No que diz respeito às obras escritas nacionais, temos uma vasta literatura, livros que não só tem a função de entreter, mas também de denunciar ou evidenciar uma realidade que estaria sendo vivida em determinada época. Deste modo a literatura, mais do que meros contos fictícios, é uma articulação que liga a história dos locais, o modo de pensar da época (sociologia), as características físicas das cidades descritas (geografia), entre outras matérias básicas a todo estudante.

     A diminuição da quantidade de autores/escritores nos tempos atuais não é surpreendente, pois além de a literatura estar servindo apenas como roteiro resumido de estudos para as provas dos concursos vestibulares, a mesma tem tido um papel reduzido na educação básica do país. A valorização desse importante meio social passa por medidas simples como a readequação das cargas horárias disciplinares do ensino fundamental e médio, e por medidas complexas como o oferecimento de bolsas/incentivos às novas mentes pensantes que queiram aumentar o acervo da cultura nacional. Talvez o primeiro passo para esse progresso, passe pela necessidade de reconhecimento das raízes do problema: ao povo do Brasil falta, ser brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (112.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com