TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Reflexão sobre o Ensino de Literatura Brasileira no 1º ano do Ensino Médio do município de Rorainópolis

Por:   •  20/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.524 Palavras (19 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 19

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

GILSILENE SILVA COSTA

ENSINO DA LITERATURA EM RORAINÓPOLIS

2. TEMA:

UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE LITERATURA BRASILEIRA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE RORAINÓPOLIS

3. DELIMITAÇÃO DO TEMA:

A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO ENSINO DE LITERATURA BRASILEIRA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

4. Formulação do problema:

A partir do Estágio Curricular Supervisionado de regência do Ensino Fundamental, observa-se facilmente o ensino da literatura brasileira do 6 º ao 9º apresenta-se de maneira problemática. Dessa forma, questionam-se como os jovens do Município de Rorainópolis chegam ao Ensino Médio sem ter nenhum convívio frequente nos anos anteriores com a literatura brasileira que implica na sua prática de leitura? Qual a contribuição do ensino da literatura brasileira para aquisição de conhecimentos do aluno.

5. JUSTIFICATIVA

Um dos problemas enfrentados pelos professores de literatura é a falta de interesse e vontade dos jovens em conhecer a literatura brasileira. Essa ausência de estímulo já vem sendo discutida há bastante tempo em todo o país.

Talvez um grande fator prejudicial à literatura brasileira seja a deficiência de leitura que implica diretamente no ensino e, consequentemente, esses estudantes só leem quando precisam e ainda fazem uma leitura forçada que dificulta a compreensão do texto, os jovens veem a literatura brasileira como algo inoportuno, devido à quantidade de leitura que precisam fazer para poder conhecê-la, então se torna mais fácil deixar a literatura brasileira de lado.

A literatura que veicula nesse ano do ensino médio parece restringir ao livro didático devido à falta de inserção dela no componente curricular e assim, contribuído cada vez mais de maneira importuna para a limitação do convívio desses estudantes com a literatura brasileira.

Com isso, torna o ensino da literatura brasileira uma ligação indispensável para a vida desses estudantes, mas, apesar de todos os recursos tecnológicos existentes e de fácil acesso aos estudantes a melhor forma de adquirir conhecimentos nas obras literárias é a leitura impressa, pois o leitor consegue concentrar-se apenas na leitura literária, já as leituras fornecidas por recursos tecnológicos possibilitam que o leitor facilmente desconcentre e mude para algo mais atrativo.

Uma realidade visível é o distanciamento dos jovens com os livros que está sendo substituído pelos atrativos recursos tecnológicos que conquistam mais espaço e com isso dificulta a possibilidade dos estudantes conhecerem a cultura literária brasileira. Torna-se raro o convívio dos jovens com a biblioteca pelo demora em encontrar o que deseja pesquisar. Já com esse recurso chamado internet em questão de segundo o que se deseja consegue facilmente ser encontrado e com toda essa facilidade os jovens vão perdendo o amor pelo livro impresso e esses recursos tecnológicos torna os jovens preguiçosos pois, tudo o que eles desejam apenas copiam e colam da internet.

Nesse efeito do desenvolvimento global cabe ao professor de literatura a difícil tarefa de apoderar dessa ferramenta para que seus alunos usem essa tecnologia de forma proveitosa e consiga conhecer da literatura brasileira e ao mesmo tempo usuário dos avanços tecnológico que tanto atraem o mundo, então esses professores precisam buscar meios de trazer as informações literárias para dentro da realidade dos jovens.

Com essa situação, compete ao docente do município de Rorainópolis buscar meios com que os alunos tenham estímulos para conhecer a literatura que possam gostar dessa cultura e tenham curiosidade de buscar mais informações e vire amante da literatura brasileira. Um método que revalorizaria todo o contexto escolar e que seria útil na transformação desse distanciamento dos alunos nas aulas de literatura.

A proposta de ensino da Literatura Brasileira no Ensino Médio do Município de Rorainópolis abre espaço para analisar a contribuição dessa disciplina na vida dos estudantes, além de examinar os métodos de ensino adotados pelo professor.

Com toda essa aquisição literária pretende-se analisar, através de uma pesquisa de campo, como esses professores trabalham os textos literários em suas aulas e ver qual a aceitação dos alunos em relação a essa literatura brasileira com o método adotado pelo docente para ministrar suas aulas de um modo que esses estudantes consigam enfatizar e gostar de uma cultura literária pouco valorizada pelos jovens.

Este projeto torna-se relevante porque permitirá identificar como a literatura consta no Projeto Pedagógico da Escola e como os professores desenvolvem o planejamento de ensino em suas aulas no Ensino Médio do Município de Rorainópolis com vista aos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Na relevância de descobrir quais obras da literatura brasileira esse estudantes conhecem ou se gostam apenas de um tipo de gênero literário como: conto, romance, poema, etc. o recolhimento dessas respostas será através de questionários aplicado no recinto escolar.

Diante dessa situação questiona-se qual a contribuição do ensino da literatura brasileira para aquisição de conhecimentos do aluno na sua vida escolar e se esses jovens acreditam que essas informações contribuirão ou serão necessárias para carreira profissional ao qual desejam seguir.

Portanto a literatura brasileira parece estar em crise nas escolas e com um quantitativo de seguidores bem reduzido tornando assim, uma tarefa difícil para os professores de literatura encontrar um método eficaz que conquiste seus alunos para esse mundo literário e amantes da leitura.

6. OBJETIVOS

6.1. OBJETIVO GERAL

Observar o ensino da Literatura Brasileira no Ensino Médio do Município de Rorainópolis, com ênfase na importância dessa disciplina na vida desse estudante e na metodologia utilizada pelos os professores.

6.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Identificar através da coleta de dados se a disciplina consta no Projeto Pedagógico da Escola e como os professores desenvolvem esse plano em suas aulas no Ensino Médio do Município de Rorainópolis.

 Identificar se há na escola projetos na área da literatura e sua aplicação.

 Observar por meio de questionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com