TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O falante deve ser poliglota em sua própria língua

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

MÁRCIA CRISTINA RODRIGUES ALVES, RU: 301580 , TURMA: 2012/08

PORTFÓLIO

UTA- LÍNGUA ORAL

                           FASE 2

LIMEIRA

2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

MÁRCIA CRISTINA RODRIGUES ALVES, RU: 301580 , TURMA: 2012/08

UTA- LÍNGUA ORAL

                           FASE 2

Relatório de Portfólio de UTA – LÍNGUA ORAL – FASE 2 apresentado ao curso de Letras a Distância do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Tutor Local: Maria Augusta S. Polatto

Centro Associado: Limeira

LIMEIRA

2014

 “O falante deve ser poliglota em sua própria língua”

Bechara apud Terra (2010 p.87)

Com base na citação acima e nos estudos realizados nesta fase, elabore um texto dissertativo justificando tal afirmação e estabelecendo relação com a sociolinguística.

O falante precisa conhecer as diversidades que envolvem o uso da própria língua, como as regras gramaticais, a língua escrita e a falada, gírias, linguagens formal e informal, regionalismos, a fim de contextualizar seus discursos para poder desfrutar e participar efetivamente das relações interpessoais, neste sentido tornando-se então, um poliglota em sua própria língua.

A linguagem conforme sabemos é um fenômeno social, miscigenação de vários povos e diferenças sociais e culturais culminaram em uma pluralidade linguística, e nós enquanto ouvintes assimilamos discursos alheios e também imprimimos em outros nossos discursos e também nossas ideologias.

Ainda que em nosso país tenhamos uma língua padrão, questões históricas influenciaram e conduziram a diversas variações, gerando as diversas formas de se expressar dentro do território nacional.

É necessário compreender que a língua como ente vivo e fenômeno social é: “o lugar de uma atividade coletiva de produção de sentido, atividade que implica o emprego de negociações explicitas ou implícitas que podem ter êxito ou fracassar” (KERBRAT-ORECCHIONI, 1990: 28). A Sociolinguística vem como meio de explicar e contextualizar esse fenômeno e seu caráter multicultural e heterogêneo, complexo e não estático, assim como também o são as relações sociais que constroem e destroem tudo que é tácito e convencionalmente construído, como as sociedades.

Precisamos também lutar contra o preconceito linguístico, uma vez que tanto o certo como o errado em questões linguísticas são relativos. Não podemos com isso dizer que o estudo de gramática tornou-se obsoleto e desnecessário, mas que ambos os aspectos, expressão oral e expressão escrita são complementares, há que se dominar desde escrita de um texto formal até uma conversa com pessoas iletradas.

Comunicar-se efetivamente e se fazer entender não é uma coisa tão simples, precisamos garantir que nossas ideias foram bem compreendidas e para isso precisamos compreender nosso idioma e suas diversas peculiaridades. Podemos assim afirmar que dominar a língua é poder, então não podemos nos prender apenas à meras questões gramaticais, precisamos ter consciência das consequências  do uso da língua em nosso quotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (96.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com