TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que o MRP II significa em inglês e em português?

Tese: O que o MRP II significa em inglês e em português?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2014  •  Tese  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 2

SII-4 MRP II

1. O que significa a sigla MRP II, em inglês e em português ?

MANUFACTURING RESOURCES PLANNING ou Planejamento dos Recursos da Manufatura.

Microsiga cap2-16

Com a popularização do uso da técnica de cálculo de necessidades de materiais e com mais pesquisa sendo feita quanto à aplicação prática dos princípios de MRP a situações práticas de produção, não tardou para que alguns pesquisadores percebessem que a mesma lógica de cálculo de necessidades poderia, com pouco esforço adicional, ser utilizada para o planejamento de outros recursos de produção (como as necessidades de mão-de-obra direta e de máquinas, ferramentas, dispositivos e equipamentos), além dos materiais. Gianesi p113

O esforço adicional necessário estava ligado à necessidade de informações adicionais (como os centros produtivos, roteiros de fabricação e taxas de consumo de recurso por item produzido) à base de dados que o MRP já utilizava.

A lógica é tão simples como a do cálculo de necessidade de materiais. Acompanhar a seguinte explicação a partir da solução da 1ª. simulação. O tempo de montagem do produto A é de uma semana e está programado para a semana 19. Isto significa que, ao longo da semana 19, determinada quantidade de montadores deve estar disponível para executar a montagem e determinados equipamentos (usados na montagem, como bancada, por exemplo) também devem estar disponíveis no mesmo período.

Se as quantidades de recursos “consumidos” para a execução de todas as atividades necessárias à produção de cada produto A forem conhecidas, é possível calcular a quantidade total de recursos necessários ao atendimento dos pedidos, distribuída ao longo do tempo. Suponhamos que se consumam 2h de um montador e 2h de bancada de montagem para cada produto A. Isto significa que, durante a semana 19, para se cumprir a ordem de produção OP-A serão necessárias 2 x 40h = 80h de montador e 2 x 40h = 80h de bancada.

Se a empresa trabalha 40h/semana, isto significa que para cumprir o pedido representado pela 1ª. simulação serão necessárias 2 bancadas e 2 montadores dedicados em tempo integral durante a semana 19 (desprezando as possíveis perdas, tolerâncias e ineficiências do processo para manter o exemplo simples).

Com a extensão do conceito de cálculo de necessidades ao planejamento dos demais recursos de manufatura e não mais apenas dos recursos materiais e para que ficasse claro que se tratava de uma extensão do conceito do MRP original, o novo MRP passou a chamar-se MRP II, com a sigla agora significando de forma mais abrangente, manufacturing resources planning, ou planejamento dos recursos de manufatura. Gianesi p114

2. Quando surgiu no mercado ?

Se por um lado o MRP informa o que deve ser produzido e comprado, por outro ele não diz como. Assim, na década de 70, surgiram os sistemas MRP II.

3. Quem são os recursos de produção ?

• Materiais (componentes e matérias-primas)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com