TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O uso da diversidade linguística

Ensaio: O uso da diversidade linguística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Ensaio  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 4

Leia o texto abaixo, para responder às questões de 1 a 3:

É um mito a pretensa possibilidade de comunicação igualitária em todos os níveis. Isso é uma idealização. Todas as línguas apresentam variantes: o inglês, o alemão, o francês, etc. Também as línguas antigas tinham variações. O português e outras línguas românicas provêm de uma variedade do latim, o chamado latim vulgar, muito diferente do latim culto. Além disso, as línguas mudam. O português moderno é muito distinto do português clássico. Se fôssemos aceitar a ideia de estaticidade das línguas, deveríamos dizer que o português inteiro é um erro e, portanto, deveríamos voltar a falar latim. Ademais, se o português provém do latim vulgar, poder-se-ia afirmar que ele está todo errado.

A variação é inerente às línguas, porque as sociedades são divididas em grupos: há os mais jovens e os mais velhos, os que habitam numa região ou noutra, os que têm esta ou aquela profissão, os que são de uma ou outra classe social e assim por diante. O uso de determinada variedade linguística serve para marcar a inclusão num desses grupos, dá uma identidade para seus membros. Aprendemos a distinguir a variação. Quando alguém começa a falar, sabemos se é do interior de São Paulo, gaúcho, carioca ou português. Sabemos que certas expressões pertencem à fala dos mais jovens, que determinadas formas se usam em situação informal, mas não em ocasiões formais. Saber uma língua é conhecer variedades. Um bom falante é “poliglota” em sua própria língua. Saber português não é aprender regras que só existem numa língua artificial usada pela escola.

As variantes não são feias ou bonitas, erradas ou certas, deselegantes ou elegantes; são simplesmente diferentes. Como as línguas são variáveis, elas mudam. “Nosso homem simples do campo” tem dificuldade de comunicar-se nos diferentes níveis do português não por causa da variação e da mudança linguística, mas porque lhe foi barrado o acesso à escola ou porque, neste país, se oferece um ensino de baixa qualidade às classes trabalhadoras e porque não se lhes oferece a oportunidade de participar da vida cultural das camadas dominantes da população.

FIORIN, José Luiz. In: Atas do I Congresso Nacional da ABRALIN, Excertos.

Com base no texto lido, responda:

1) A análise feita no texto, sobre a variação linguística, permite ao leitor várias inferências. Indique duas possibilidades e exemplifique com trechos do texto. (3,0)

Resposta:

Variedades Geográficas provenientes dos chamados regionalismos/ dialetos.

Como pode ser visto na linha 13 do texto:

Quando alguém começa a falar, sabemos se é do interior de São Paulo, gaúcho, carioca ou português.

Variedades Socioculturais são variações da linguagem diretamente ligadas ao falante, ocasião, situação ou ambos.

Como pode ser visto nas linhas de 8 a 10 do texto:

A variação é inerente às línguas, porque as sociedades são divididas em grupos: há os mais jovens e os mais velhos, os que habitam numa região ou noutra, os que têm esta ou aquela profissão, os que são de uma ou outra classe social e assim por diante.

Ok.

2) Explique a afirmação: “Um bom falante é ‘poliglota’ em sua própria língua.” (3,0)

Resposta:

É conhecer e saber utilizar conforme as situações ou em determinadas ocasiões uma diversidade de línguas derivadas da própria língua oficial, apropriadas para cada momento especifico e não apenas o conhecimento de uma forma especifica da língua. Seja uma conversa informal, conversa formal, local que se encontra, entre tantas outras situações.

Ok.

3) Quais funções da linguagem estão presentes no texto? Qual é predominante? Justifique sua resposta com elementos do texto. (2,0)

Resposta:

As funções de linguagens presentes no texto são: referencial ok. e poética .Não há função

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com