TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“OS CONTOS DA CANTUÁRIA” (O CONTO DO COZINHEIRO)

Por:   •  4/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  2.528 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ

CURDO DE LETRAS

LITERATURA INGLESA

ANA PAULA DO NASCIMENTO CASTILHO  6º SEM

RA: 8062804384

                                  ERIKA CRISTINA MENDES NÓBREGA  6º SEM

RA:8406131470

PROF. MS. MARCOS ZAMITH

“OS CONTOS DA CANTUÁRIA”

(O CONTO DO COZINHEIRO)

TAUBATÉ

2016

“Os Contos da Cantuária”

O Conto do Cozinheiro

Contexto histórico:

A obra “Os Contos da Cantuária” foi escrita por Geoffrey Chaucer em uma época que a Europa vivia muitos conflitos como; na política, guerras e doenças. Foi um período muito conturbado no continente europeu.

Entre esses acontecimentos podemos destacar alguns fatos importantes:

Guerra dos 100 anos.

Foi uma guerra entre a Inglaterra e a França que durou de 1337- 1450 durante o reinado dosreis Guilherme, Ricardo II e Eduardo III. Nesse época a Inglaterra era obrigada a pagar tributos à França. Durante a Guerra dos 100 anos começaram os desentendimentos entre Inglaterra e a Igreja de Roma que era mais próxima da França. Nesse período ocorreu a Peste  Negra na Europa quase metade da população do continente acabou morrendo. Esse fato acabou paralisando a guerra por um período de tempo. Nessa época a população de Londres era de cerca de 50.000 habitantes. A população sofreu muito sem comida e sem dinheiro enquanto o clero católico levava uma vida luxuosa.

Tratado de Windsor.

Assinado em 1386 entre Portugal e Inglaterra (Reino Unido) é o mais antigo do mundo. Ele consiste em um tratado de amizade e parceria comercial entre os dois países e até hoje ainda está em vigor.

Geoffrey Chaucer.

Geoffrey Chaucer foi o primeiro nome da Literatura inglesa de grandeza universal. Chaucer conviveu com a realeza e começou a escrever “Os Contos da Cantuária” no períodoem que esteve em confinamento em Greenwith. E está sepultado na Abadia de Westminter.

Sua carreira é dividida em 3 grandes períodos:

1º Período Francês: em que produziu “O Livro da Duquesa” (1369-1370).

2º Período Italiano: escreveu “O Conto do Cavaleiro” (1385) teve influências dos escritores Dante Alighieri e Boccaccio.

3º Período Inglês: produziu “Os Contos da Cantuária” (1386-1400)

“Os Contos da Cantuária”.

O livro“Os Contos da Cantuária” tem como ponto de partida uma romaria de 29 peregrinos à cidade de Cantuária rumo ao túmulo de santo Santo Tomás Beckett.

O dono de um albergue em que os peregrinos pernoitam sugere ao grupo que cada peregrino conte duas histórias na ida e duas histórias na volta prometendo ao narrador um jantar como prêmio pelo melhor conto, aos quais se associa o próprio Chaucer, fazem juntos à cidade de Cantuária, para uma visita piedosa ao túmulo de Santo Tomás Beckett. O Albergueiro do “Tabardo”, a estalagem ao sul de Londres onde pernoitam, sugere-lhes que, para se distraírem na viagem, cada qual conte duas histórias na ida e duas na volta, prometendo ao melhor narrador um jantar como prêmio. São essas histórias, juntamente com os elos de ligação entre uma e outra, mais o Prólogo Geral em que os romeiros são apresentados um a um, que constituem o livro em sua essência. Se Chaucer tivesse sido fiel a seu plano, a obra deveria conter nada menos que cento e vinte histórias. O plano, contudo, não era rígido (tanto assim que o Cônego e seu Criado se agregaram à comitiva em plena estrada). Além disso, o próprio autor logo se deu conta de sua impraticabilidade, havendo no texto claros indícios de que ele alterou o ambicioso projeto original a meio caminho, substituindo-o por uma concepção mais modesta, onde a cada peregrino caberia o encargo de apenas um ou dois contos. Mesmo com essa redução, a coletânea ficou incompleta, limitando-se a vinte e quatro histórias, duas das quais inacabadas (“O Conto do Cozinheiro” e “O Conto do Escudeiro”). Esses dois contos não foram terminados, devido ao falecimento do escritor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (111.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com