TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação E Projeto

Dissertações: Observação E Projeto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade de Observação

Num raio de quinhentos metros pôde ser observado que existem diversos ambientes educativos. Citamos aqui cinco deles: o colégio Ruth Dalva, o Projeto Golfinho, a Igreja Nossa Senhora Aparecida, a Biblioteca Municipal, a Quadra de Esportes Municipal, a praça pública e o Centro Espírita.

O colégio Ruth Dalva é uma escola pública, portanto, é um ambiente educativo formal, grande em extensão e podemos observar que atende um número bem grande de alunos, afinal, a maioria dos jovens da cidade que cursam o segundo grau freqüenta esta escola, pois só há uma escola pública que atende segundo grau na cidade.

O Projeto Golfinho é um ambiente educativo não formal que atende crianças entre sete e onze anos e as recebe no período matutino e vespertino, revezando com o horário da escola. É um projeto que oferece reforço escolar, aulas de dança, parquinho, aulas de pintura, e atividades esportivas como vôlei, queimada e xadrez. Dentro desse período a criança é alimentada e mantida sob segurança dentro do ambiente educativo; este projeto só é oferecido para crianças cujas mães trabalham fora de casa e é municipal, ou seja, sem custo para as famílias.

A Igreja Nossa Senhora Aparecida é um ambiente educativo não formal, aberto a toda comunidade, com missas semanais e também com outros dias de novenas, é um ambiente necessário para o desenvolvimento do ser humano enquanto pessoa, para ter respeito com o próximo, uma diretriz para formar o alicerce da vida, com base no temor a Deus.

A Biblioteca Municipal é um ambiente educativo não formal aberta ao público de todas as idades. Além de biblioteca, oferece centro de informática para quem não tem computador em casa, assim as pessoas no geral podem ter esse acesso.

A Quadra de Esportes Municipal, que também é um ambiente não formal, é oferecida à população geral, é só ter um grupo de pessoas interessadas em fazer algum tipo de atividade física que necessita de campo esportivo como vôlei, basquete, futebol de salão entre outros, e reservar horário com antecedência.

Temos a praça pública onde há um parquinho infantil, espaço para andar de bicicleta e brincar, uma pequena gruta para ser observada. Há um espaço onde homens mais idosos jogam baralho, conversam e passam à tarde.

Por fim temos o Centro Espírita, ambiente não formal que acolhe pessoas idosas durante o dia para que possam ter um espaço para distração, fornecem alimento, aulas de pintura e outras atividades; é um lugar aconchegante e acolhedor.

Projeto 1 : Educação no Trânsito

Sumário

Introdução .............................................................................................5

Objetivos ..............................................................................................5

Justificativas ........................................................................................5

Etapas do Projeto ...............................................................................5

Resultados .........................................................................................6

Delimitação do tema

Formação de cidadãos respeitadores das leis de trânsito

1. Introdução

Com o aumento do fluxo de veículos, observa-se que o número de acidentes de trânsito também aumenta gradativa e consideravelmente. O mundo moderno vive uma turbulência, com o curto espaço de tempo que o ser humano tem para realizar todas as suas tarefas. Está faltando calor humano, o homem está se utilizando do veículo com irresponsabilidade. Vêem-se muitos acidentes, brigas de trânsito que resultam muitas vezes na morte de pessoas inocentes. Mediante isso verifica-se que as pessoas devem fazer algo para tentar mudar esta realidade, e o ponto de partida deve ser a escola.

1.1 Objetivos

• Educar os alunos como cidadãos respeitadores das leis de trânsito

• Ensinar o que significam as placas e os sinais que se vê nas ruas

• Despertar a atenção e a percepção dos alunos

• Formar cidadãos responsáveis e tolerantes às leis de trânsito

1.2 Justificativas

Todas as pessoas fazem parte do trânsito, de carro, a pé, de bicicleta, sem exceção. Portanto, é fato que devem conhecer as leis, a sinalização e obedecê-las. E isso pode ser feito desde cedo, dentro da escola.

2. Etapas do Projeto

O projeto será realizado numa classe de vinte a quarenta alunos.

Primeiramente será adquirido um manual do motorista, em uma das auto-escolas. Todos os alunos terão que fazer a leitura deste manual observando as placas de trânsito, os sinais no chão e todas as leis que ali constarem. Esta leitura leva os alunos ao estudo da língua portuguesa, com a interpretação das placas de trânsito, das leis e da codificação. Após esta leitura, os alunos serão levados até a praça pública para observarem o trânsito do local, onde há caminhantes, ciclistas, crianças brincando, idosos que têm um espaço específico da praça para passarem as horas a brincar de baralho. Verão cada espaço, onde o fluxo é maior ou menor. A partir desta visita, tudo observado e planejado, partirão para a fase da confecção das placas e sinais de trânsito, tudo em material reciclável, estimulará a criatividade do aluno, passando a estudar então a arte e a matemática, com as figuras geométricas e as atividades artísticas. Depois de tudo pronto retornarão ao local para distribuição da sinalização. Propõe-se duas aulas instrutivas durante este trabalho: uma exposta por um guarda de trânsito e outra de primeiros socorros. Ao final, os alunos terão que realizar um relatório colocando ali tudo o que assimilaram.

É imprescindível observar que com este trabalho será possível trabalhar o caráter do aluno como ser humano, formando verdadeiros cidadãos.

A finalização do trabalho será realizada com a exposição da praça sinalizada pelos alunos, é importante a observação da mudança de comportamento dos alunos no decorrer do trabalho e ao final deste, a exposição de trabalhos, como cartazes contendo frases e figuração e a exposição dos relatórios de cada aluno na biblioteca da escola.

3. Resultados

• Crianças observadoras e atentas

• Formação de futuros cidadãos responsáveis e conhecedores das leis de trânsito

• Formação de pessoas humanizadas e tolerantes

• Desenvolvimento da percepção artística

• Aprendizado da geometria

• Estímulo à leitura

...

Baixar como  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »