TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientação Educacional

Pesquisas Acadêmicas: Orientação Educacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  1.985 Palavras (8 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 8

APRESENTAÇÃO

O presente trabalho visa à discussão da importância do Orientador Educacional (O.E.), bem como a especificação de seu papel no âmbito escolar. Tendo como questão fundamental definir o papel do Orientador Educacional traçando um diálogo com expoentes da orientação educacional como Mírian Grinspun e Olívia Porto. Ambas destacam a tarefa de mediador do O.E. na comunidade escolar. Algumas considerações foram apresentadas sobre esse educador que participa da formação de indivíduos e cidadãos, e como tal, pode agir como sujeito transformador de realidades. Buscaremos definir esta questão fundamental para justamente ampliar o fazer na escola.

1 - INTRODUÇÃO

A Orientação Educacional busca os meios necessários para que a escola cumpra seu papel de ensinar/educar com base em seu projeto político-pedagógico, promovendo as condições básicas para formação da cidadania dos alunos. “O orientador de hoje, é aquele que discute as questões da cultura escolar promovendo estratégias para que sua realidade não se cristalize em verdades intransponíveis, mas se articule com prováveis verdades vividas no dia-a-dia da organização escolar” (Grispun 2006). Para melhor entendimento, as questões da globalização e da sociedade capitalista, as formas alternativas de educação e o fracasso e evasão escolares foram elucidados, a fim de compreender como o orientador pode trabalhá-las em seu campo. O orientador deve estar atento às transformações no campo tecnológico e social, mantendo-se sempre atualizado, elevando sua prática educacional. Sendo assim, essas questões foram abordadas para melhor entendimento do contexto histórico e da sociedade em que estamos inseridos, para justamente afirmamos aqui a importância do O.E.

2 - A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL FACE AO FRACASSO ESCOLAR

Grispun (2006, p. 73), explica que a trajetória histórica do fracasso escolar na realidade brasileira pode ser identificada a partir de alguns pontos básicos: explicações para o fracasso escolar, baseadas na teoria do déficit e da diferença cultural; explicações advindas das crises do sistema escolar; o momento do fracasso analisado à luz do próprio sistema educacional congenitamente gerador de obstáculos à realização de seus objetivos e o fracasso escolar como depositário das dificuldades dos protagonistas que atuam no processo educacional.

Grispun (2006, p. 73) completa que o fracasso escolar diz respeito às dificuldades de aprendizagem escolar – dificuldades estas que se manifestam predominantemente entre crianças provenientes dos segmentos mais empobrecidos da população.

“A corrente psicopedagógico para explicar a questão do fracasso escolar tem, no campo psicométrico, o embrião dessa abordagem. Inicialmente com os trabalhos de Binet, em 1895, autor da primeira escala métrica da inteligência para crianças; posteriormente com os trabalhos de Claparède – eles influenciaram uma geração de psicólogos e pedagogos nessa questão da medição da inteligência”. (GRISPUN, 2006, p.74)

Ainda segundo Claparède, citada por Grispun, em 1922 já se defendia a orientação profissional, onde o homem certo estaria no lugar certo de acordo com suas disposições naturais, conhecidas através dos instrumentos de medição.

“Outro ponto que convém ressaltar é a influência das teorias psicanalíticas nas concepções sobre as causas das dificuldades de aprendizagem. Inicialmente tida como anormal escolar, a criança que apresentava problemas de ajustamento ou de aprendizagem escolar passou a ser vista como ‘criança-problema’. Se antes as dificuldades eram identificadas por instrumentos da medicina e da psicologia, que falavam em anormalidades genéticas e orgânicas, agora o são por instrumentos da psicologia clinica de inspiração psicanalítica, que buscam no ambiente sócio-familiar as causas dos desajustes infantis. As causas do fracasso escolar vão desde as físicas até as emocionais e de personalidade, passando pelas intelectuais.” (GRISPUN, 2006, p.75).

Conforme Grispun (2006, p. 76), no estudo da fundamentação sobre o fracasso escolar cabe uma palavra a respeito das questões da hereditariedade. Se na literatura psicológica a concepção predeterminista do desenvolvimento humano foi substituída por uma concepção interacionista, por outro lado a introdução de novas concepções, vindas da psicologia e da antropologia a respeito da influência ambiental e da teoria psicanalítica no pensamento educacional, criou outras expressões simplificadoras que levaram pais e educadores a uma atitude também fatalista frente a supostas causas físicas e psicológicas do fracasso escolar.

De acordo com Mírian Grispun (2006, p. 78), no início dos anos 70, a explicação para a desigualdade educacional entre as classes sociais, que vinha sendo objeto de estudo nos Estados Unidos, chega ao Brasil. Basicamente, a “teoria da carência cultura” passava a explicar tal desigualdade pelas diferenças do ambiente cultural em que as crianças das classes “baixas” e “médias” se desenvolviam. Em sua primeira fase, essa teoria afirmou que a pobreza ambiental nas classes médias produz deficiências no desenvolvimento psicológico infantil que seriam a causa de suas dificuldades de aprendizagem e de adaptação escolar.

“As afirmações de que as causas do fracasso escolar até então estavam agrupadas na escola ou na clientela deparam-se, agora, com uma outra visão do problema: a escola é inadequada para as crianças carente, ou seja, uma escola supostamente adequada a crianças de classes favorecidas estaria falhando ao tentar ensinar com os mesmos métodos e conteúdos crianças culturalmente deficientes ou diferentes. A escola passou a ser vista como uma instituição organizada, mantida e regida pela classe média, que possui padrões culturais diversos dos das crianças das classes pobres”. (GRISPUN, 2006, p. 79).

Mas ressalta-se que essa teoria da diferença acabou subjugada pela teoria do déficit, pois a tese da diferença continha sutilmente a tese da deficiência.

2.1 – EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ANÁLISE DO FRACASSO ESCOLAR

2.1.1 Teoria Psicológica

De acordo com Grispun (2006, p. 79), cada aluno possui características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com