TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Contos e o livro dos irmãos Grimm

Por:   •  26/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.361 Palavras (22 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 22

 

SUMÁRIO

RESUMO

INTRODUÇÃO..........................................................................................04                                                                                                                                                                            

Revisão Bibliográfica..............................................................................05

Capitulo I-  Os contos e o livro dos irmãos Grimm..............................07                                                                  

Capítulo II- O Mecanismo de sublimação e a aprendizagem..............09

Capítulo III- Os contos, suas representações e a realidade................11

4.CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................14                                                                                                                                

5.REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.......................................................16                                                                                                        

RESUMO

A literatura fantasista foi a forma privilegiada da Literatura Infantil, desde seus primórdios (sec. VII), até a entrada do Romantismo, quando o maravilhoso dos contos populares é definitivamente incorporado ao seu acervo

Considera-se como Maravilhoso todas as situações que ocorrem fora do nosso entendimento da dicotomia espaço/tempo ou realizada em local vago ou indeterminado na terra. Tais fenômenos não obedecem às leis naturais que regem o planeta. O Maravilhoso sempre foi e continua sendo um dos elementos mais importantes na literatura destinada às crianças. Através do prazer ou das emoções que as estórias lhes proporcionam, o simbolismo que está implícito nas tramas e personagens vai agir em seu inconsciente, atuando pouco a pouco para ajudar a resolver os conflitos interiores normais nessa fase da vida. A Psicanálise afirma que os significados simbólicos dos contos maravilhosos estão ligados aos eternos dilemas que o homem enfrenta ao longo de seu amadurecimento emocional. É durante essa fase que surge a necessidade da criança em defender sua vontade e sua independência em relação ao poder dos pais ou à rivalidade com os irmãos ou amigos.

Palavras - chaves; contos, escola, ficção, Literatura, textos,

  1. INTRODUÇÃO

Muito se tem discutido a respeito de como trabalhar textos nas escolas por esta não ser uma tarefa fácil. Encontra-se nas salas de aulas uma forte resistência, da parte dos alunos, em relação à leitura e a produção de texto. Para muitos estudantes, a ação de expressar suas idéias oralmente é considerada algo totalmente natural, no entanto, o ato de reproduzir essas idéias em forma de texto representa um trabalho árduo e penoso.

Apesar dos contos de fadas serem materiais utilizados normalmente para o ensino de crianças nos primeiros anos escolares, o que na maioria das vezes são fontes riquíssimas para começar a inseri-los no mundo letrado, tal categoria de contos também pode se apresentar como matéria-prima para as aulas de língua portuguesa para adolescentes.

Ainda que na fase da adolescência haja uma forte tendência de eles fazerem um muro de separação com a infância, apresentar os contos de fadas sob uma nova perspectiva faz estes jovens alunos refletirem sobre pontos que lhes eram obscuros na infância, uma vez que a enciclopédia de vida na infância é pequeno, não permitindo a identificação de pontos mais profundos.

O ensino-aprendizagem de produção de texto dos gêneros revê o verdadeiro papel de professor de “Redação”, não mais visto como um especialista em textos científicos ou literários, distante da realidade e da prática de produzir texto do aluno, mas como alguém que trabalha nas diversas modalidades textuais, orais e escritas.

Assim o espaço da sala de aula é transformado em uma verdadeira oficina de textos diversificados, o que é concretizado através do uso de várias estratégias, usadas pelo professor nas escolas como a construção de um jornalzinho quinzenal ou mensal coletivo, enviar uma carta a alguém distante, realizar entrevistas, produzir contos, etc.

De esse modo produzir textos é democratizado, todos os alunos devem aprender a escrever todos os tipos de textos, inclusive conto. É possível que um aluno, ao se apropriar do ato de ler e produzir contos passem a produzir textos muito mais criativos e ser um argumentador em textos argumentativos orais (debates) e escritos.

  1. Revisão Bibliográfica

O conto é um relato em prosa de fatos fictícios. Começa apresentando um estado inicial de equilíbrio; após tem a intervenção de uma força (um conflito) seguido de vários episódios; culmina com a resolução deste conflito.

Todo conto tem ação central, núcleo narrativo, estabelecendo relação causal, mantenha sempre o suspense; Os recursos descritos são usados para apresentação dos personagens, de tempo e de lugar. Essas narrativas quase sempre recorrem ao diálogo dos personagens, geralmente, no parágrafo inicial, aparece a demarcação do tempo. Os tempos verbais são muito importantes para a construção e a interpretação dos contos. Os pretéritos perfeitos e imperfeitos predominam na narrativa, enquanto o presente aparece no diálogo e nas descrições. Os personagens são apresentados mediante um artigo indefinido. O autor cria um narrador para apresentar os fatos, é a voz que conta o que está acontecendo.

É muito importante o professor oportunizar o aluno à leitura e escrita de conto, pois, ele oferece diversas situações para estes participarem de suas narrativas de formar direta e indireta, como: ler, escrever, dramatizar, ilustrar, reestruturar, etc. Os trabalhos realizados com conto enriquecem a sala de aula que se torna recheada de idéias inovadoras e de novos leitores e produtores de texto, até mesmo novos pesquisadores. Existe na vida do aluno uma grande carência de conhecimentos gerais para facilitar a produção textual, e quando ele é colocado em contato com o conto abrem-se janelas de interesse e fonte inspiradora para novos leitores e autores. Trabalhar com conto em sala de aula é de extrema importância para o aluno, pois aguça também a imaginação, criando e recriando histórias, descrevendo um universo fictício e verossímil, além de proporcionar um encontro com grandes nomes da literatura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)   pdf (190.5 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com