TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do conto, A Água da vida, dos Irmãos Grimm

Por:   •  22/10/2015  •  Resenha  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  3.037 Visualizações

Página 1 de 3

Diante do que propôs Propp, ao analisarmos o conto “A água da vida” dos Irmãos Grimm, podemos dizer que é uma fábula a qual conta a história de um rei que fica doente. Os três filhos, príncipes, ficaram preocupados com a saúde do pai já com idade avançada. Procuram ajuda e descobrem que o pai pode ser curado com a água da vida. De imediato cada um dos irmãos implora ao pai para ir em busca da água. Dentre os três irmãos, somente o mais jovem era bom, os dois mais velhos eram egoístas e opressores.

O primeiro príncipe saiu às pressas, mas sem planejar o que precisava fazer nem para onde teria de ir, ao se deparar com o anão, o príncipe demonstra preconceito que alguém com aquela altura e aparência não poderia ajudá-lo, deixando escapar um grande aliado. O segundo príncipe age exatamente da mesma forma que o primeiro e acaba não obtendo êxito. O terceiro irmão se perde e ao admitir isso, recebe ajuda. Ele humildemente aceita a ajuda e encontra a água da vida e mais alguns elementos mágicos. Nessa parte encontramos a função número um de Propp onde o herói se afasta de casa, também nestas passagens o herói passa pela prova e a supera que neste caso se trata do encontro com o anão que lhe indica o caminho e o que deve fazer. Posterior a isso, ele encontra o castelo, nesse ponto do conto há o que Propp denomina de recepção do objeto mágico, ou seja, a espada e o saco de grãos de trigo.

Apesar de ter sido alertado pelo anão sobre o caráter dos irmãos, no momento em que ele pediu ajuda, ocorre com o príncipe o engano ou logro, ou seja, ele é enganado por seus dois irmãos mais velhos, que lhe furtam a água da vida, também neste trecho percebe-se a cumplicidade, o herói deixa-se enganar e ajuda seu inimigo sem saber.

Após passar por momentos difíceis ele encontra novamente o anão que lhe dá os recursos para que ele possa viver bem. Os dois irmãos mais velhos tentam se encontrar com a princesa do castelo encantado onde está a água da vida, mas são expulsos, pois como eram extremamente ambiciosos não andaram sobre a preciosa avenida que a princesa mandara construir para seu verdadeiro amor.

O jovem príncipe resolve ir ao encontro de sua amada e passa por mais uma prova, por estar tão feliz e apaixonado ele nem percebe que está andando por uma avenida feita de ouro maciço e pedras preciosas que conduzia diretamente ao castelo, ele vence mais esse obstáculo e se casa com a princesa.

O casamento é um elemento crucial e muito presente nos contos. Após o matrimonio, o príncipe é informado pela princesa que seu pai descobrira a verdade e o perdoara. Então ele resolve voltar para casa e ocorre a reparação do dano e sucede a punição dos mal feitores que são envoltos por uma tempestade na tentativa de fuga, após serem descobertos pelo pai.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com