TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Lusíadas

Por:   •  8/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

Texto crítico sobre “Os Lusíadas”

Ao ler um pouco sobre “Os Lusíadas” de Camões, fica evidente o quanto esse consagrado poeta e sua obra, foram e continua sendo importante para a literatura, principalmente para os portugueses, pois através dela houve uma valorização de uma parte da história de Portugal.

Através de uma epopeia ele relata a viagem de Vasco da Gama e os heróis portugueses à Índia, sendo uma epopeia humanista, relata as conquistas, suas aventuras e as dificuldades desses heróis em suas navegações.

O autor da obra mostra uma inverossímil inteligência, um grande amor a sua pátria e um vasto conhecimento sobre poesias, das rimas e versos decassílabos perfeitos que produziu.

Algumas partes me chamaram a atenção no texto, tais como a mistura entre fatos históricos e ficção dentro da epopeia, os diversos tipos de episódios (bélicos, mitológicos, históricos, simbólicos, líricos e naturalistas), inserido em um só texto, a lírica de Inês de Castro e a forma trágica em que foi assassinada, por último outro evento interessante é a parte em que Camões ocultou a localização geográfica da ilha dos amores, sendo realidade ou fantasia, o fato é que esse grande poeta tinha uma grande imaginação para criar e ainda conseguiu deixar em sua obra um mistério a ser desvendado.

Sem dúvida sua obra trata-se de um clássico, considerado príncipe dos poetas de seu tempo, foi uma lástima, Luís de Camões não ter vivido o suficiente para presenciar o sucesso dos trabalhos que construiu em vida.

Luís de Camões foi o maior poeta renascentista da sua época, enriquecendo a literatura portuguesa, sua maior obra escrita foi uma epopeia com o título de "Os Lusíadas", em sua história narrou fatos históricos de Portugal, evidenciando o quanto amava sua pátria, tal obra ficou conhecida em todo mundo por sua excelência, através dela houve uma grande valorização de uma parte da história de Portugal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com