TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os personagens centrais CORTIÇO

Tese: Os personagens centrais CORTIÇO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  Tese  •  3.225 Palavras (13 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 13

COLÉGIO FUTURO

Personagens centrais

Setembro - 2013

São Paulo - SP

COLÉGIO FUTURO

Personagens principais

Trabalho referente aos livros:

" O cortiço,Memórias póstumas de brás

cubas,Til e Memórias de um Sargento

de Milícias".

Neste trabalho falaremos à respeito dos

personagens centrais dos respectivos

livros.

Setembro - 2013

São Paulo- SP

Dedicamos este trabalho à todos

aqueles que tem nos apoiado, a

nossos mestres de aulas sempre

muitode dedicados e aos nossos

amigos.

“O único lugar aonde o sucesso vem antes do trabalho

é no dicionário". (Albert Einstein)

Personagens Centrais " O Cortiço ".

"O Cortiço: Uma construção sólida em si é a personagem principal da história. O cortiço é monumento principal em que se passa a obra. Todas as personagens possuem relação à ele.

"Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo, não os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas. Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada, sete horas de chumbo" (AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. 15.)

O Sobrado: O sobrado, também sofreu Personificação, assim como o cortiço. É um lugar burguês que possui diversas intrigas em seu interior.

João Romão: Baixinho, cabeça chata, trabalhador, é muito interesseiro e inconveniente. É um ser extremamente focado em lucrar, mal cuida de sua higiene pessoal. No início da obra, João Romão é um coitado que pretende subir na vida e no término como vilão egoísta. Mora no cortiço.

João Romão foi, dos treze aos vinte e cinco anos, empregado de um vendeiro que enriqueceu entre as quatro paredes de uma suja e obscura taverna nos refolhos do bairro do Botafogo; e tanto economizou do pouco que ganhara nessa dúzia de anos, que, ao retirar-se o patrão para a terra, lhe deixou, em pagamento de ordenados vencidos, nem só a venda com o que estava dentro, como ainda um conto e quinhentos em dinheiro. (AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço. 13.)

Bertoleza: É uma ingênua escrava fugida. Mora com João Romão e acredita em todas as suas falas. Muito trabalhadeira, Bertoleza ajuda João Romão a enriquecer com seu suor sem se preocupar. Cheira a peixe, de tanto que trabalha na quitanda para ajudar o companheiro. É explorada sem dó por João Romão que a explora e quando não a quis mais por perto, a denuncia para a polícia como escrava fugida e a infeliz se mata com o facão que cortava os peixes para ajudar seu amigo.

"Bertoleza representava agora ao lado de João Romão o papel tríplice de caixeiro, de criada e de amante. Mourejava a valer, mas de cara alegre; às quatro da madrugada estava já na faina de todos os dias, aviando o café para os fregueses e depois preparando o almoço para os trabalhadores de uma pedreira que havia para além de um grande capinzal aos fundos da venda. Varria a casa, cozinhava, vendia ao balcão na taverna, quando o amigo andava ocupado lá por fora; fazia a sua quitanda durante o dia no intervalo de outros serviços, e à noite passava-se para a porta da venda, e, defronte de um fogareiro de barro, fritava fígado e frigia sardinhas, que Romão ia pela manhã, em mangas de camisa, de tamancos e sem meias, comprar à praia do Peixe. E o demônio da mulher ainda encontrava tempo para lavar e consertar, além da sua, a roupa do seu homem, que esta, valha a verdade, não era tanta." (AZEVEDO, Aluisio. O cortiço. 14.)

Miranda: Rico, rabugento, gordo. É o vizinho mais próximo do cortiço, dono do sobrado. Representa a burguesia. No início da história, é rival de João Romão, já no fim se torna admirador (por conta do enriquecimento rápido de João Romão) e sogro ( a sua filha de apenas 15 anos fica com João, apenas por interesses).

"...um tal Miranda, negociante português, estabelecido na rua do Hospício com uma loja de fazendas por atacado.

E durante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com