TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PALAVRA DE ESCRITÓRIO

Tese: PALAVRA DE ESCRITÓRIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  Tese  •  1.903 Palavras (8 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 8

OFICINA de WORD

Sugestões dadas por professores, na lista Multiplicadores - L

Caros colegas,estou montando uma oficina de linguagem para professores de Língua Portuguesa, para que aprimorem o uso do Word, caso algum de vcs tenha interesse em trocas ou envio de sugestões, ficarei muito agradecida.

Abraços

Marta Élen , NTE Teixeira de Freitas, Ba (01/03)

Olá, Marta

Estás pensando em fazer esta oficina envolvendo algum conteúdo específico ou ela estará voltada para a produção textual? Quem sabe detalhando um pouco o que pretendes, favoreces a possibilidade de colaborarmos com teu projeto.

Abra@os, Iris (02/03)

Elizabeth,penso em trabalhar as possibilidades de produção de texto e pequenas páginas feitas em sala de aula com formato em html, só que feitas no word, já que há a possibilidade de "salvar como pág. da web.".

apenas ainda não sei como vou "arrumar" a oficina.

o que vc acha?

Marta (02/03)

Olá, pessoal!!!

Quanto a discussão do Word, levantada nesta lista, penso que o interessante seria a partir de alguns conhecimentos básicos, que os profs troquem idéias e criem alternativas de utilizar este recurso, de acordo com necessidade e interesse de seus alunos. Por exemplo, ano passado, durante uma das capacitações, solicitamos atividades com alunos e uma das profªs, que estava trabalhando com seus alunos o "jornal", levantou com eles a possibilidade de construírem jornais. O resultado foi maravilhoso, sendo que ela mesma se admirou, pois utilizando imagens, colunas e outros recursos do word, e a imensa criatividade deles, surpreenderam.

Com apenas 6 computadores, a turma se organizou de tal forma que cada grupo ficou responsável por uma parte do jornal. A capa foi elaborada com logotipo da escola. Deram jeito de utilizar até mesmo o scanner. Foi o primeiro trabalho da turma no laboratório. E um sucesso. Pretendem continuar o projeto este ano.

Abraços. Maritânia - Pelotas/RS (02/03)

Oi, Élen

visite o nosso site http://netescola.pr.gov.br/netescola Variações lingüísticas: dicionário de regionalismo resultado das oficinas que oferecemos no ano passado.

Foi a partir destas oficinas que os professores de Medianeira/PR solicitaram a nossa ida até lá neste ano para trabalharmos com eles.

Estamos construindo a nossa proposta também. Esta alinhavada, talvez até a tarde já te envio o rascunho, ok.

Vamos trabalhar com o Front Page Express em vez do Word. Nossa intenção é a construção de páginas pelos professores e alunos envolvidos nos projetos. Nosso primeiro encontro com os professores será de quatro horas e a partir deste marcaremos os outros, inclusive temos a intenção de dividi-los em sugrupos, pois neste primeiro encontro teremos aproximadamente 60 professores.

Elizabete Descrovi

NTE de Foz do Iguacu/PR (02/03)

Olá Marta, qual o objetivo da oficina? O que pretendes trabalhar,utilizando o word?

Poderia ser algo que precisasse da Internet?

Dá uma olhada no endereço abaixo. Os alunos gostaram muito de definir termos que eles mesmo escolheram, de uma forma diferente do tradicional. Por essa razão, chamamos de dicionário brincalhão.

http://mathema.psico.ufrgs.br/liberato/brincalhao.htm

Outra sugestão de atividade que os alunos gostaram muito de desenvolver:

1- grupos aleatórios

2- recebem um saco com lixo de uma lixeira caseira, com lixo seco preparado pelo prof

ex: recibo de compras de livros, frasco de acetona, revista velha de fofoca feminina, copinho de iogurte, vidro de shampoo para cabelos cacheados, entrada de cinema, prospectos de brinquedos de criança....

O cuidado é formarmos um lixo que possibilite que o grupo crie uma identidade para o dono(a) do mesmo.

No caso, poderiam dizer que se trata de uma mulher, que gosta de cinema, tem cabelhos cacheados, estuda, é vaidosa porque cuida das unhas, provavelmente tem filhos....

Quando fiz a atividade, tive o cuidado de colocar em lixos diferentes, algumas coisas que relacionassem os donos dos mesmos. Ex: coloquei entradas de cinema iguais,mesmo dia e hora em 2 lixos.Com isso, possibilitava não só o lançamento de hipóteses sobre relações entre os donos dos lixo como tb a criatividade em construir essa relação.

3- levantam todos os itens presentes no lixo; criam o perfil da pessoa e justificam cada uma das hipóteses levantadas, tipo é mulher porque usa shampoo para cabelos crespos e lê revista de fofocas (tabela e texto word)

4- Apresentam para os demais ( desenvolvimento oral) e descobrem as coincidências ou ligações. Dependendo da riqueza do lixo, podem ir muito longe.

Para teres uma idéa entra em

http://teclec.psico.ufrgs.br/salzano/inverno/valeria_m/perfil-24-07.htm

Um abraço

Bea (02/03)

Ola Marta, para trabalhar o Word, gosto muito da construção de um Jornal Interdisciplinar, onde usamos caixa de texto para os lides, coluna para as notícias, ... e assim vamos usando a maior quantidade de recursos. Você já trabalhou assim?

É uma sugestão.

Abraços

Rosália - NTE Anápolis (02/03)

Olá, Rosália, Mari e Marta

Estava mesmo procurando um exemplo nesta direção, pois abre um leque grande de possibilidades para a articulação com outras áreas do conhecimento. Segue um link para um trabalho com jornal. Acho a proposta muito interessante.

http://www.jornalcomunitario.org.br/

Abra@os, Iris (02/03)

As sugestões são ótimas, eu estarei trabalhando com os professores da rede estadual, que trabalham com o ensino médio, por isso estava pensando em trabalhar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com