TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAULO FREIRE - Letramento E Alfabetização

Casos: PAULO FREIRE - Letramento E Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 6

Paulo Reglus Neves Freire nasceu no dia 19 de setembro de 1921, em Recife (PE), filho do capitão da polícia militar Joaquim Temístocles Freire e de Edeltrudes Neves Freire, teve 03 irmãos: Stela professora do primário, Armando funcionário da prefeitura do Estado e Temístocles que serviu ao exército, eram uma família de classe média porém na crise de 1929, Paulo e sua família sofreram com a fome, o que o levou a ter um olhar e um cuidado especial com os mais pobres.

Sua alfabetização iniciou-se no quintal de casa onde sua mãe apresentava as primeiras palavras, com 10 anos mudou junto com sua família para Jaboatão onde concluiu o primário, no Colégio 14 de julho realizou o ginásio e se formou no Colégio Oswaldo Cruz. Em 1943 ingressou na Faculdade de Direito do Recife, e lecionava Língua Portuguesa no Colégio Oswaldo Cruz. No ano de 1944 casou-se com a professoraprimária Elza Maria Costa de Oliveira, com quem teve cinco filhos: Maria Madalena, Maria Cristina, Maria de Fátima, Joaquim e Lutgardes. No decorrer dos anos de 1947 a 1954 ocupou o cargo de diretor do setor de educação e cultura do Sesi de Pernambuco onde iniciou o seu trabalho com analfabetos pobres, e nos anos de 1954 a 1957 ocupou o cargo de superintendente do Sesi.

Em 1950 em parceria com outros educadores fundou no Recife, o Instituto Capibaribe tendo como sua ideia principal a conscientização democrática, é uma instituição privada que é reconhecida ate hoje pelo alto nível de ensino. No ano de 1959 defendeu a tese Educação e atualidade brasileiraeganhou o título de doutor em Filosofia e História da Educação. Tornou-se professor efetivo de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da Universidade do Recife em 1960. E em 1961 foi aceito no cargo de diretor do Departamento de Extensões Culturais da Universidade do Recife, e professor livre-docente da disciplina História e Filosofia da Educação da Escola de Belas Artes do Recife. No ano de 1963 que realizou o seu maior feito, alfabetizar 300 cortadores de cana em 45 dias utilizando o método de alfabetização que ele criou e que foi adotado primeiramente em Pernambuco no governo de João Goulart. Em 1964 devido ao golpe militar o projeto de implantar esse modelo por todo o país foi interrompido e Paulo Freire ficou preso durante 70 dias acusado de traição, após esse período foi exilado na Bolívia, depois foi para o Chile onde trabalhou para o Movimento de Reforma Agrária da Democracia Cristã e para a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação, durante 05 anos.

E foi nesse período no ano de 1967 enquanto morava no Chile que ele lançou sua primeira obra Educação como prática de liberdade, e foi em 1968 que lançou o livro A Pedagogia do Oprimido a sua obra mais famosa que foi publicada em espanhol, inglês ate hebraico. No Brasil sua obra só foi publicada no ano de 1974 quando o general Geisel assumiu a presidência do país. Devido ao seu grande sucesso foi convidado para ser professor visitante da Universidade de Harvard em 1969.

Depois de morar em Genebra na Suíça, no ano de 1980 retornou ao Brasil e filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) do qual foi um dos fundadores em São Paulo, de 1989 a 1991 exerceu o cargo de secretário de educação da cidade de São Paulo, durante sua gestão criou o MOVA – Movimento de Alfabetização um programa público de apoio a salas comunitárias para educação de jovens e adultos.

Sua esposa faleceu no ano de 1986, passado dois anos Paulo Freire casou-se com Ana Maria Araújo que foi sua orientadora no programa de mestrado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em 1991 foi criado o Instituto Paulo Freire na cidade de São Paulo. No dia 02 de maio de 1997 após realizar uma cirurgia para desobstrução de artérias no hospital Abert Einsten Paulo Freire teve uma complicação que resultou em um ataque cardíaco levando-o a óbito.

Paulo Freire tinha Bacharelado de Direito e usou os conhecimentos adquiridos nesse curso para formar as bases de seus conceitos na educação, uma dessas aplicações se dá quando Freire valoriza a individualidade e a consciência que cada aluno possui, e com uma visão política devido aos fatos vivenciados na década de 60 no período da ditadura militar elaborou também mais um fundamento da sua pedagogia, onde visava uma sociedade livre de dogmas e ideias prontas, onde os cidadãos fossem capazes de pensar e criticar a sua realidade.

Sua corrente de pensamento é humanista, em que valorizava as pessoas oprimidas que necessitam de maiores cuidados pela sua realidade carente, a educação na sua visão é uma prática formadora com natureza ética, e com isso os professores deveriam ter valores por trabalharem com práticas formativas, seu papel deve ser o de caminhar ao lado do aluno construindo o conhecimento e ao mesmo tempo fazendo troca de saberes, levando sempre em conta a situação cotidiana do aluno par que ele possa relacionar o que é aprendido em sala de aula com sua rotina para tornar o seu conhecimento sólido e não meramente ilusório.

O conceito principal da sua pedagogia: A categoria da conscientização. Pela educação os povos oprimidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com