TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POESIA - DESCONSTRUÇÃO DE OLHOS VEJA O MUNDO COM OUTROS OLHOS

Relatório de pesquisa: POESIA - DESCONSTRUÇÃO DE OLHOS VEJA O MUNDO COM OUTROS OLHOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.642 Palavras (11 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 11

1. Elabore um texto (aproximadamente 20 linhas) sobre o contexto histórico-cultural do surgimento da Literatura Infantil no mundo, ou seja, antes de sua existência no Brasil, destacando a relação entre este tipo de literatura, a família e a escola. Consulte outras fontes além do material teórico deste módulo e anote as referências do material consultado para a produção de seu texto.

2. Após ter conhecimento do contexto histórico do surgimento da Literatura Infantil no mundo, pense no contexto brasileiro e redija um parágrafo (aproximadamente 10 linhas) sobre a Literatura Infantil no Brasil, ou seja, desde as primeiras manifestações literárias voltadas para o público infantil produzidas em território nacional até os anos de 1970.

3. Monteiro Lobato é destaque não apenas na Literatura Infantil Brasileira, mas também no contexto da Literatura Universal. Leia o artigo “A importância de Monteiro Lobato na Literatura Infantil Brasileira”, de Viviane Maria Forstner Matozzo. Acesse: http://oguari.blogspot.com.br/2009/04/importancia-de-monteiro-lobato-na.html. Em seguida, faça um resumo das principais ideias, destacando três que você julgar mais importantes.

4. Pesquise sobre as mudanças ocorridas com a literatura infanto-juvenil nos anos 1970. Redija um texto (aproximadamente 20 linhas), destacando as principais mudanças que ocorreram com a literatura, associando-as ao momento histórico-político em que o Brasil se encontrava. Acesse: “Introduzindo a Literatura Infanto-Juvenil, de Regina Zilberman, disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10106; ou “Tendências atuais da literatura infantil brasileira”, de Maria Turchi, em: http://www.abralic.org.br/anais/cong2008/AnaisOnline/simposios/pdf/047/MARIA_TURCHI.pdf

5. Semelhante a qualquer outro tipo de manifestação artística, a literatura Infanto-Juvenil tem o compromisso consigo mesma, ou seja, tem como objetivo o entretenimento. Porém, nem sempre esse tipo de literatura foi utilizado com esse fim. A partir do conteúdo estudado nesta Unidade, o que significa a função utilitário-pedagógica da Literatura Infantil?

6. Pesquise em outros sites sobre Charles Perrault. Em seguida, escolha um de seus contos listados em http://baudashistoriasepoemas.blogspot.com/2010/04/charles-perrault.html, leia-o e elabore três questões de interpretação de texto. Se necessário, revise a teoria sobre a diferença entre compreensão e interpretação.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.

1. O que podemos destacar sobre a Literatura Infantil no Brasil quanto à época e como surgiu? Cite alguns escritores que produziram literatura para crianças, antes de Monteiro Lobato.

2. Discorra sobre a literatura infantil, no Brasil, depois da década de 70.

3. Escolha três autores da produção literária infanto-juvenil atual (após os anos 1970). Escreva um texto explicativo sobre o estilo literário de cada um deles e cite suas principais obras, ou seja, as premiadas e/ou mais vendidas. Não se esqueça de listar as fontes que você consultou para a pesquisa.

4. Quando estudamos Literatura Infantil, não podemos deixar de conhecer a vida e a obra dos Irmãos Grimm. Acesse o link abaixo e, em seguida, elabore um resumo com as principais características da obra deles.

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/cinema/dossier/cinderela/grimm_biografia.htm

5. Assista ao filme Enrolados, disponível em locadoras ou na Internet, e escreva um resumo (aproximadamente 10 linhas) da história assistida, observando a intertextualidade construída com o conto de fadas Rapunzel. Descreva os personagens, os fatos, o conflito, as semelhanças e diferenças, entre outros aspectos.

UNIDADE 2

POESIA - DESCONSTRUÇÃO DO OLHAR

VER O MUNDO COM OUTROS OLHOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Elabore o planejamento de um trabalho, em sala de aula, com a duração de duas horas/aula, (ano/série de sua preferência), com poemas deste material ou a escolher. Lembre-se de que seu planejamento deve conter:

1. Tema.

2. Objetivo geral.

3. Objetivos específicos.

4. Público-alvo (faixa etária).

5. Metodologia.

6. Recursos a serem utilizados.

7. Avaliação.

8. Referências.

Não se esqueça de anexar a cópia do texto com o qual você fez o planejamento.

Lembre-se: antes de propor a leitura de um texto, você deve senti-lo primeiro. Depois, analise-o, atentando para sua estrutura (versos, estrofes, rimas, ritmo) e para a linguagem e a temática abordada.

Sugestão de leitura e de pesquisa: autores brasileiros que escreveram belas (poesias) obras para crianças: Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Mário Quintana..., procure, pesquise, leia! Aproveite e trabalhe os textos com seus alunos! Você vai gostar!!!! E as crianças, ainda mais!!!!

2. Leia o trecho a seguir, retirado do livro Literatura Infantil: gostosuras e bobices , de Fanny Abramovich, sobre a poesia infanto-juvenil e responda às questões:

A poesia é um gênero literário que sofre os maiores preconceitos editoriais... Edita-se muito pouco, mui raramente e sem muito critério. Grandes poetas brasileiros não têm versões infantis de sua obra, e poetas menores, que não dominam o verso, que não sabem falar de modo sensível e belo, têm suas pobres palavras impressas...

TEM QUEM ACHE QUE A POESIA INFANTIL TEM QUE SER MORALIZADORA, falar de costumes edificantes, de como organizar o dia-a-dia, descrever hábitos de higiene dentária ou glorificar o Dia das Mães ou o Dia do Índio, entre outros, que, obviamente, por serem restritivas e diretivas, já têm grandes chances de não ser boa poesia. E geralmente são pessimamente escritas, entediando profundamente a criança.

TEM QUEM ACHE QUE A POESIA PARA CRIANÇAS TEM

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com