TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DO EJA ESTÁGIO SUPERVIONADO III

Pesquisas Acadêmicas: PROJETO DO EJA ESTÁGIO SUPERVIONADO III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.276 Palavras (6 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

O projeto Lendo e escrevendo com o ABC Junino, foi idealizado com o propósito propiciar aos educandos um prazer pela leitura estimulando, a criatividade, a imaginação, a dinamicidade e o mais importante trabalhando com oficinas de acordo com a realidade dos mesmos, proporcionando momentos de prazer e com isso construindo um aprendizado contextualizado e significativo, levando em consideração os aspectos afetivos e cognitivos.

Para que os alunos vejam sentido no trabalho que vão realizar é necessário que conheça previamente às atividades que devem desenvolver, não apenas como são, mas o motivo pelo que foram selecionadas essas e não outras; que sintam que o trabalho que lhes é proposto está alcance deles, e que seja interessante.[...]. Levar em conta estas condições para que saibam a que objetivos responde, que finalidade se prossegue, como o que se pode relacionar e em que o projeto global pode se insirir.(ZABALA, 2002.p.95-96).

Acreditando que é preciso considerar a importância da interação social do desenvolvimento dos jovens e adultos, tal análise deve ser feita em relação ao ambiente escolar. Sendo assim, compartilharmos coma a turma o projeto Lendo e escrevendo o com o ABC Junino, os objetivos e etapas, pois de acordo os estudos de Vigotsky, as conquistas individuais resultam de um processo com partilhado.

Nesta perspectiva as oficinas serão realizadas durante oito semanas, na Escola José Conrado, localizada na cidade de Cruz das Almas com os alunos do EJA de 1ª e 2ª série do ensino fundamental sob a orientação da professora Celidalva Sousa Reis da disciplina Estágio Supervisionado III, realizado pelas estagiárias do Curso Normal Superior do VI semestre da FAMAM Faculdade Maria Milza.

JUSTIFICATIVA

Este projeto visa integrar a comemoração das Festas Juninas, desenvolvendo o resgate cultural, o qual procura exercer a cidadania através de ações concretas solidárias e participativas, em benefícios, pois os educandos somente se interessar por aquilo que de alguma forma, os afetem diretamente.

Lendo e escrevendo com o ABC Junino é o titulo do projeto que será desenvolvido na Escola José Conrado, direcionado a um público alvo da EJA (Educação de Jovens e Adultos), com o objetivo de propiciar ao educando o desenvolvimento do raciocínio, por meio da reflexão sobre a realidade que a cerca, para que ele tenha condições de analisar, comparar, inovar, aprender com os outros por meio de troca de experiências, valorizando e respeitando a cooperação e a integração dos mesmos através de oficinas.

Nesse sentindo, esta proposta parte de:

“ Uma educação mobilizadora, deve sempre ter em conta as condições de existência. O primeiro passo portanto do educador enquanto articulador do processo de ensino-aprendizagem deverá ser no sentido de conhecer a realidade com a qual vai trabalhar(alunos, escola, comunidade), além, é claro do imprescindível conhecimento do objetivo de estudo e da realidade mais ampla que todo educador deve ter.” (Vasconcelos,1994. p.69).

Dessa forma, as oficinas serão conduzidas no processo de construção coletiva do conhecimento, assim como incentivar aqueles que não sabe ler com clareza e definição própria. Serão usados vários recursos nas oficinas com a pretensão de facilitar caminhos nos que diz respeito à motivação e estimulo da aprendizagem, a partir da cultura vivenciada no diálogo em sala de aula, dinamizando os conhecimentos. Estas oficinas se tornarão interessantes, pois permitirão acessar o universo vocabular, cultural, cognitivo e emocional que terá como pressuposto, o duplo aspecto de servir a alfabetização e estimular o desenvolvimento da auto-estima, pois estes processos estão intimamente ligados ao processo de aprendizagem. E com isso acreditamos que ler e escrever são práticas que podem ser construídas com a participação de toda comunidade escolar em diversos espaços.

Assim, Freire afirma que:

“Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que macha, que não tem medo do risco, por isso que recusa o imobilismo. A escola em que se pensa, em que se atua, em que se cria, em que se fala, em que se ama, se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim à vida”.(Freire. 1998 p.55).

Por isso a alfabetização não pode se fazer de cima para baixo, nem de fora para dentro, como uma doação ou uma exposição, mas de dentro para fora pelo próprio sujeito, somente ajustado pelo educador e assim promovendo situações que favoreçam o processo de ensino-aprendizagem, acreditando que o educando, na sua capacidade de aprender, descobrir, criar soluções, desafiar, enfrentar, propor, escolher e assumir as conseqüências de sua escolha, por um processo de construção do conhecimento, que se dá num contexto discursivo de interlocução e interação, através do desfilamento crítico da realidade, como uma das condições necessárias ao exercício da plena cidadania: exercer seus direitos e deveres frente à sociedade global.

OBJETIVO GERAL:

Compreender a leitura e escrita como instrumento de aquisição de novos conhecimentos, desenvolvendo competências ampliando seu universo pessoal, social e cultural.

OBJETIVO ESPECIFICOS:

• Promover interesse e participação nas oficinas;

• Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;

• Perceber a importância do trabalho em equipe e a união da mesma;

• Valorizar a leitura como fonte de informação;

• Compreender a relação que existe na fala e escrita;

• Realizar produções orais e escritas e em outras linguagens;

• Desenvolver habilidades, ritmos e criatividades a partir das produções das oficinas;

• Enriquecer o conhecimento dos alunos fazendo o resgate da cultura nas festas juninas;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com