TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Eja

Por:   •  27/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  2.446 Visualizações

Página 1 de 3

Projeto de Estágio III - EJA

Título: Redescobrindo a Identidade

Justificativa: O presente trabalho objetiva reforçar a importância da educação em EJA e de um modo geral que os alunos exerçam a sua criatividade, independência e que busquem caminhos e soluções. O hábito da leitura e escrita dependem de outros processos educativos, sem ler o aluno não sabe pesquisar, resumir, analisar, criticar ou posicionar-se. Ele deve ter o domínio da língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e participação social. Ao estimular a leitura e escrita estamos fazendo com que nossos alunos compreendam melhor o que estão aprendendo na escola e o que acontece no mundo.

Após muitas transformações, atualmente o ensino voltado para jovens e adultos considera fundamental um tipo de abordagem que aproxime o processo de ensino aprendizado da realidade vivida pelos alunos considerando sua diversidade de forma a tornar esse ensino mais acessível e significativo. Freire enfatiza que a educação é um processo social permanente que socializa o indivíduo ao longo de sua vida, assim compreendemos a EJA proveniente desse processo de inclusão social, onde o indivíduo sente-se sujeito nesse processo e integrado no contexto de construção de sí mesmo.

Problemática: De acordo com o ddiagnóstico realizado pelos estagiários durante o período de estágio na turma de EJA I, a maioria dos alunos da turma demonstraram grande dificuldade na leitura, na escrita e produção se texto, bem como também problemas relacionados a matemática que envolve o trabalho com as quatro operações. Esse diagnóstico possibilitou uma reflexão sobre o problema, levando a conclusão que a dificuldade de leitura, produção textual e matemática se encontra no próprio sistema de ensino, nos levando ao seguinte questionamento: Quais os meios devemos utilizar para que possamos alcançar una competência satisfatória de leitura, escrita e matemática?

Como está a qualidade da leitura, escrita e os problemas da matemática dos alunos?

Objetivo Geral:

  • Minimizar as reais dificuldades de leitura, escrita, produção de texto e os problemas matemáticos dos alunos;
  • Desenvolver nos educandos o hábito pela leitura, escrita w a resolução de problemas matemáticos.

Objetivos Específicos:

  • Estimular a leitura, a escrita e a produção de textos;
  • Intervir em situações diversas relacionadas a vida cotidiana, aplicando noções matemáticas e procedimentos de resolução de problemas individual e coletivamente;
  • Resolver problemas que demandam as ações de juntar, separar, acrescentar e reter quantidade.

Fundamentos Teóricos: A Educação de Jovens e Adultos é o segmento de ensino da rede escolar pública que recebe os jovens e adultos que não completaram os anos da Educação básica em idade apropriada e querem voltar a estudar. Para realização deste trabalho nos ancoramos na abordagem teórica de Paulo Freire, escritor que permitiu una didática voltada no sentido de contribuir para a busca necessária a superação de desafios da Educação de Jovens e Adultos Freire nos recorda que a leitura critica do mundo precede a palavra, isso nos mostra por meio de sua experiência de quando nos primeiros anos aprendeu a ler em sua própria residência rodeado de arvores e animal (FREIRE, 1997. p.03)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com