TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Final de Práticas Contábeis III

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.017 Palavras (33 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 33

CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS – CETAM

CURSO TÉCNICO EM CONTABILIDADE

PRÁTICA CONTÁBIL II

Itacoatiara

2010

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO         03

DADOS DA ORGANIZAÇÃO         04

INTRODUÇÃO         05

1 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES         07

1.1 PLANO DE CONTAS         08

1.1.1 Ativo         08

1.1.2 Ativo Circulante         08

1.1.3 Ativo Não Circulante         09

1.2 PASSIVO         09

1.2.1 Passivo Circulante         10

1.2.2 Passivo Não Circulante         10

1.2.3 Patrimônio Líquido         10

1.3 DESPESAS         10

1.3.1 Custo dos Serviços Vendidos         11

1.3.2 Despesas Operacionais         11

1.3.3 Despesas Não Operacionais         11

1.4 RECEITAS OPERACIONAIS         11

1.5 RECEITAS NÃO OPERACIONAIS         11

1.6 ESTRUTURA DO PLANO DE CONTAS         11

1.7 DADOS ADICIONAIS PARA ESCRITURAÇÃO E REGISTRO DOS FATOS CONTÁBÉIS         18

1.8 CONTABILIZAÇÃO DOS FATOS CONTÁBEIS         19

1.8.1 Escrituração do Livro Diário         19

1.8.2 Escrituração do Livro Razão         32

1.9 BALANCETE DE VERIFICAÇÃO         35

1.10 APURAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO – ARE         36

1.11 APURAÇÃO DO LUCRO/PREJUIZO DO EXERCÍCIO        36

1.12 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO - DRE         37

1.13 BALANÇO PATRIMONIAL         38

CONCLUSÃO         39

REFERÊNCIAS         40

ANEXOS         41

APRESENTAÇÃO

          O estudo de Práticas Contábeis II como disciplina final do Curso Técnico em Contabilidade foi para dar continuidade na constituição de uma Sociedade por Quotas de Responsabilidade Limitada do ramo de prestação de serviços, iniciada anteriormente na disciplina de Práticas Contábeis I, sobre a razão social de NEED – Serviços Contábeis Ltda.                                  

            Os aspectos didáticos e as sugestões repassadas em sala de aula, por nossa professora orientadora, através de slides, tendo em vista facilitar o processo de aprendizagem do nosso trabalho de conclusão de curso, foram fundamentais e de grande valia.

              Entendemos que o mercado de trabalho procura cada vez mais um contador capaz de entendê-los quanto aos seus reflexos atuais e futuros, por isso, habilitado a auxiliar no processo decisório das empresas. É natural que os contadores que nelas atuam se enquadrem nesta tendência de relativa importância e de possibilidade de realização profissional, se atualizando através de novos métodos, introduzidos no mundo moderno, tais como: internet, Legislação tributária entre outros.

        Com toda esta gama de informações, o aproveitamento de práticas Contábeis II, tornou-se bastante satisfatório, dando a nós, futuros profissionais da área contábil, uma visão de responsabilidade e um embasamento sólido para a prestação de serviços junto a nossa comunidade.

DADOS DA ORGANIZAÇÃO

Empresa/Instituição onde foi realizado o trabalho:

NEED – Serviços Contábeis Ltda.

Endereço da Empresa onde foi realizado o trabalho:

Rua Afonso de Carvalho, nº 1926 - Colônia

Ramo de Atividade: Atividades de Contabilidade

Relatório de Atividades realizadas no decorrer de Práticas Contábeis II, apresentado a Professora Orientadora Maria do Perpetuo Socorro Souza e Silva, como requisito final para aprovação do Modulo III, do Curso Técnico de Nível Médio em Contabilidade.

Considerações da Professora de Práticas Contábeis II:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

_________________________________

Assinatura da Professora

Considerações do Coordenador Assessor do Curso:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Coordenador Assessor

INTRODUÇÃO

   A Contabilidade é um dos conhecimentos mais antigos e não surgiu em função de qualquer tipo de legislação fiscal ou societária, nem embasada em princípios filosóficos, ou em regras estipuladas por terceiros, mas pela necessidade prática do próprio gestor do patrimônio, normalmente seu proprietário, preocupado em elaborar um instrumento que lhe permitisse, entre outros benefícios, conhecer, controlar, medir resultados, obter informações sobre produtos mais rentáveis, fixar preços e analisar a evolução de seu patrimônio. Esse gestor passou a criar rudimentos de escrituração que atendessem a tais necessidades.

   Muitas tentativas foram sendo elaboradas, ao longo dos séculos, até que o método das partidas dobradas (que consiste no princípio de que para todo débito em uma conta, existe simultaneamente um crédito, da mesma maneira que a soma do débito ser igual a soma do crédito, assim como a soma dos saldos devedores ser igual a soma dos saldos credores) mostrou-se o mais adequado, produzindo informações úteis e capazes de atender a todas as necessidades dos usuários para gerir o patrimônio.

  Contudo, a humanidade evoluiu deixando seus métodos de escrituração contábil cada vez mais rigoroso. Hoje para que se dê a veracidade dos fatos contabilizados dentro das entidades organizacionais, existem normas a serem seguidas, as quais são regidas por lei, tais como a Lei 11.638/07 e MP 449/08, responsável em padronizar o Plano de Contas das entidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.9 Kb)   pdf (219.1 Kb)   docx (52.5 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com