TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR III – METODOLOGIAS DE ENSINO

Por:   •  11/1/2018  •  Relatório de pesquisa  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  666 Visualizações

Página 1 de 2

 [pic 1]

Nome: Alexandra Poularas Carricondo Feitosa

RGM: 352398

PESQUISA COMO COMPONENTE CURRICULAR: PROJETO INTEGRADOR III – METODOLOGIAS DE ENSINO

LETRAS- PORTUGUÊS/INGLÊS

Polo Bragança Paulista- 3º Semestre 2017

Metodologias de ensino

Conforme afirmação de Nérice (1978, p.284), o processo educativo, deve ser orientado por metodologias (métodos e teorias técnicas de ensino) que permitam atender aos objetivos propostos pelos docentes.

A teoria da Pedagogia Tradicional tem como vantagens: a universalização do acesso ao ensino e prestigio por dar uma sólida base de informação ao aluno, e como desvantagens: aprendizagem passiva do aluno, mediante muita pressão psicológica e punições. Já a teoria do Construtivismo, tem como vantagens, ter os alunos participativos e o professor apenas como mediador, e como desvantagens a dificuldade adaptativa dos alunos e professores ao elaborarem as aulas. As características da escola tradicional eram: professor como centro de tudo, quadro negro, carteiras enfileiradas e aprendizagem passiva norteada por castigos e punições, e as da escola construtivista eram: alunos e professores sentados no chão, para através de conversas reconhecerem o que são e o que podem tornar-se, sendo questionadores e utilizadores de suas vivências.

Outras teorias são: a socio-inteiracionista, do pensador Vygotsky, que tem como vantagens a utilização do lúdico, a inteiração com a classe e atividades criativas, mas como desvantagens possui a dificuldade adaptativa dos alunos e dos professores, juntamente com a situação de o aprendizado ser paulativo. Conforme o Prof. Roberto Accioly declara em entrevista, esse método propicia a aguçação da criatividade e da aprendizagem através do compartilhamento de ideias decorrentes de vivências dos próprios alunos; a da escola da Ponte, em Lisboa, idealizada pelo Prof. José Pacheco, que foi visitada por Rubem Braga, onde os alunos é que planejam suas aulas, conforme explica o idealizador em palestra na Apeoesp; a da Pedagogia histórico-crítica, idealizada por Demerval Saviani, que busca reproduzir conhecimentos cientificamente fundamentados e uma sabedoria baseada nas vivências do aluno; a teoria behaviorista tecnicista, criticada pelo Educador Newton Duarte afirmando que o sistema apostilado de ensino é ineficaz, e defendida pelo idealizador Felippe Perrenoud, no qual diz que devem haver 10 novas competências essenciais para ensinar, conforme afirma na entrevista a TV Cultura, para o programa Roda viva.

Concluindo, devemos considerar os aspectos positivos desses métodos e ponderadamente após reflexão e análise aplicá-los, conforme a constatação da diferença do público discente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com