TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologias de Ensino- Projeto Integrador

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  1.207 Visualizações

Página 1 de 2

Metodologias de Ensino – Projeto Integrador

Analisando as várias teorias estudadas podemos contemplar duas que muito contribuíram na história da educação, dentre elas, o Construtivismo que surgiu a partir das experiências de Jean Piaget que acreditava que o conhecimento se constrói na interação do sujeito com o meio em que vive e se desenvolve, através deste método construtivista o aluno se torna mais participativo, pois a todo o momento se é instigado à curiosidade da criança tendo como contrapartida as aulas que se tornam mais trabalhosas, pois o professor deverá elaborar aulas mais criativas.

Essas observações foram de tamanha importância para as mudanças dos paradigmas tradicionalista da Educação. O construtivismo é uma forma de conceber o conhecimento, sua gênese e seu desenvolvimento, por conseqüência um novo modo de ver o universo, a vida e o mundo das relações sociais.

Contemplando o vídeo do professor Roberto Accioly podemos entender de forma clara e muito enriquecedora que o método do tradicionalismo no ensino não contemplava a participação dos alunos nos temas expostos.

Os alunos não sentiam-se à vontade para se exporem, em contra partida isso foi percebido pelos educadores através do método construtivista, pois os alunos se sentiam estimulados a expor suas idéias e experiências.

Esse método traduz a socialização do conhecimento, a troca e interação dos alunos e das experiências de cada um junto aos temas abordados. O professor passa assim a ser um mediador do tema para juntamente servir de ponte entre uma e outra colaboração apresentada.

Desta forma podemos entender que o construtivismo está relacionado ao interacionismo que tem como teoria Jean Piaget e Vygotsky.

Podemos dizer que apesar da correlação os dois possuem alguns detalhes que os diferem. Para Piaget a evolução da inteligência é produto do meio sobre o individuo, e para Vygotsky o meio é sempre revestido de significados culturais e só tem o sentido cultural que devemos.

Outro método muito discutido é o tecnicista que no século XX queriam moldar a sociedade de acordo com o modelo capitalista, por causa das industrias e da tecnologia à escola não trabalhava a reflexão e a criatividade nos alunos. Era bom para época, mas as coisas avançaram e hoje se valoriza muito o aprendizado.

Ao finalizar essa pesquisa cito o educador Rubem Alves que conhecera em uma visita a Portugal a escola mais inteligente intitulada como “Escola da Ponte” onde os alunos desta estudam todos juntos não tendo série, sendo uma construção coletiva e prática, que estão em busca de conhecimento para abandonar um ensino meramente transmissivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com