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PROJETO INTERVALO PRODUTIVO

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Por:   •  24/3/2015  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  562 Visualizações

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1. INTRODUÇÃO

Conforme o proposto em sala de aula, trabalharemos com a Pedagogia dos Projetos, fruto de uma ação coletiva onde através das reflexões sobre as vivências atuais, elaboramos uma proposta de intervenção a partir de uma situação problema. Vivenciada cotidianamente por integrantes do grupo em seus estágios.

O problema escolhido foi o tempo livre no recreio dos alunos, onde vários acontecimentos nos mostraram certa libertinagem, que torna o horário de recreio um espaço de confusões e improdutividade.

A seguinte proposta foi então pensada como forma de intervenção para melhoramento desse horário, visando a tender toda a escola e alunos.

“O recreio faz parte da atividade educativa e, como tal, se inclui no tempo de trabalho escolar efetivo.”

Lei 5.692/71 e o CFE. Parecer 792/73, de 5-6-73

O nosso principal objetivo não é criar uma intervenção educativa no intervalo dos alunos com ações obrigatórias, nem descartar o seu brincar livre. Mas criar ações lúdicas que possam ser opções de recreação para os alunos, não apenas como uma extensão da sala de aula, mas sim uma forma de desenvolver no aluno relevâncias sociais e culturais, vivencia social compartilhada, pensamento coletivo e autônomo etc. Com a participação ativa do aluno no desenvolvimento do projeto.

2. DESENVOLVIMENTO

O tema escolhido aborda o horário de intervalo dos alunos, onde rotineiramente observamos casos de total improdutividade. Vemos esse momento escolar gerando frutos negativos como conflitos, discussões e diferentes casos em que os alunos aproveitam de maneira “errada” o tempo livre que possuem.

Em consequência desses casos, muitas vezes levam os problemas acontecidos para a sala de aula, influenciando as relações sociais dos alunos, bem como o seu próprio rendimento escolar.

Vemos então a necessidade de superar esse problema, tornando o período de intervalo algo produtivo, agradável e que ao invés de gerar consequências negativas, possam acrescentar positivamente ao desenvolvimento dos alunos. Pensamos então em um momento em que os alunos tenham total liberdade, e que façam uso dela bem como do espaço que possuem de forma produtiva, fornecendo então recursos para que efetivamente isso aconteça.

O projeto nos possibilita solucionar de forma eficaz a temática abordada, visto que através dessa forma didática podemos ter maior proximidade com a realidade, proporcionando que os alunos possam interagir de forma ativa na construção do projeto, expondo suas ideias e participando de forma democrática e cooperativa em todas as decisões tomadas, onde poderão se desenvolver com autonomia, propiciando maior interação entre os alunos e em diferentes ramos de disciplinas.

2.1 Percurso metodológico

1º Passo: Após a aceitação da coordenação das seguintes propostas, informaremos as crianças das mudanças e das atividades que agora farão parte do recreio e então ouviremos suas opiniões e ideias.

Após uma avaliação sobre a discussão feita coletivamente, faremos uma eleição com as melhores brincadeiras que foram propostas pelos alunos, dando á eles liberdade para fazerem suas próprias escolhas e permitindo que façam parte de todo o trabalho, onde estarão ativamente inseridos dentro do projeto, opinando e intervindos.

2º Passo: Durante um período de pelo menos um dia na semana, os professores deverão trabalhar em sala de aula com o resgate de brincadeiras tradicionais. Apresentarão brincadeiras que foram passadas a gerações, incentivando que conheçam a própria história e que tenham um repertório com brincadeiras produtivas, que ao despertarem o interesse e a curiosidade dos alunos pelas brincadeiras, possibilitará que as mesmas façam parte da hora do intervalo, onde os alunos irão colocar em prática novas brincadeiras aprendidas, bem como socializarem os jogos e brincadeiras que já sabem.

Ressaltamos aqui a importância do lúdico no ambiente escolar, bem como o brincar livre como direito e de extrema importância para o desenvolvimento dos alunos.

3º Passo: Montaremos no espaço físico, com diferentes cantos temáticos divididos em quatro lugares distintos, apresentados a seguir:

- Canto da Leitura: Neste espaço, ficarão disponíveis livros de vários gêneros textuais diferentes, que ficarão ao alcance de todos os alunos, levando em conta suas diferentes idades, onde poderão ter a escolha de fazer uma leitura de auto escolha, em seus tempos livres.

- Canto dos Jogos de Tabuleiro: Diferentes tipos de jogos estão disponíveis nesse espaço que trabalharão o raciocínio lógico, como exemplo, o jogo de xadrez e outros que os próprios alunos escolherem.

- Canto dos Movimentos: Nesse canto, estarão disponíveis atividades como amarelinha, ginástica, dança entre outros, onde os alunos poderão ter um momento de relaxamento e trabalho corporal. Lembrando que nesse espaço contaremos com música, que mudarão seus estilos e ritmos durante a semana.

- Canto dos Jogos de Mesa: Estarão presentes, dentro das possibilidades da escola, jogos de mesa como o ping-pong, jogos de botão, entre outros que façam parte dessa categoria e que tenham sido eleitos pelos alunos.

4º Passo: Definiremos alunos apoios, onde a cada semana dois alunos ficarão responsáveis por realizar tarefas, como observação e ajuda no término do intervalo, quando será preciso recolher materiais e fazer parte da organização. É importante saber que essa tarefa não será imposta aos alunos, e sim apresentada de forma opcional de ajudar ou não. A responsabilidade não será inteiramente desses alunos, mas servirá como forma de autonomia e incentivarão a capacidade de liderança, geralmente

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