TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO PEDAGOGICO RECICLATECA

Ensaios: PROJETO PEDAGOGICO RECICLATECA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  2.310 Palavras (10 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 10

PROJETO PEDAGÓGICO

1 INTRODUÇÃO

A produção e a difusão de conhecimentos são pilares básicos da escola, é por meio da educação que se formam cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, deste modo, no presente projeto iremos oportunizar o conhecimento dos fundamentos básicos sobre a consciência ecológica e as diferentes formas de desenvolvê-las na infância, compreendendo assim, conteúdos relativos à ecologia, aos problemas ambientais, às atividades de preservação da natureza na escola e na comunidade, deste modo a criança compreende o processo de construção das noções relativas ao ambiente, através de leituras de jornais e revistas, observações, atividades práticas, formas lúdicas e significativas.

2 JUSTIFICATIVA

Assistimos todos os dias os meios de comunicação firmando a idéia de que temos que preservar o meio-ambiente. Catástrofes ambientais que aconteciam raramente ou longe de nosso país, agora estão mais próximas e mais freqüentes. Podemos contribuir com a preservação do meio ambiente, com atitudes simples do nosso cotidiano. Na escola é de suma importância à conscientização das crianças a cerca do reaproveitamento de materiais, pois os mesmos se não forem reutilizados contribuem para as conseqüências da degradação do meio ambiente, esta que já não é em longo prazo.

3 OBJETIVO GERAL

Conscientizar as crianças de que com atitudes simples no cotidiano pode-se contribuir para a preservação do meio ambiente.

3.1 Objetivos Específicos

* Pesquisar nos meios de comunicação notícias e curiosidades a respeito do meio ambiente;

* Reaproveitar os materiais de difícil decomposição, confeccionando mobiliário para as salas, jogos e brinquedos;

* Confeccionar os personagens do livro “Contos desenhados”;

* Dramatizar histórias referentes ao tema;

* Fazer papel reciclado;

* Assistir e discutir documentários e filmes infantis relacionados ao tema.

* Compartilhar o trabalho com as famílias, envolvendo-as e oportunizando a troca de vivências e informações;

* Compreender a reutilização do lixo como medida eficaz, na luta contra a poluição e a degradação do meio ambiente.

4 METODOLOGIA

A concepção pedagógica que subsidia a metodologia do Colégio Visão Campinas é a Sócio Histórico Cultural idealizado por Lev S. Vygotsky (1896-1934).

Vygotsky construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio. As concepções de Vygotsky sobre o processo de formação de conceitos remetem às relações entre pensamento e linguagem, à questão cultural no processo de construção de significados pelos indivíduos, ao processo de internalizarão e ao papel da escola na transmissão de conhecimento, que é de natureza diferente daqueles aprendidos na vida cotidiana.

Quanto à metodologia escolhida pela Instituição temos a pedagogia de projetos:

Os Projetos de trabalho contribuem para uma resignificação dos espaços de aprendizagem de tal forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes (HERNANDEZ, 1998).

A discussão sobre pedagogia de projetos não é nova. Ela surge no início do século XX, com John Dewey. Já nessa época, a discussão estava pautado numa concepção de que educação é um processo de vida e não uma preparação para a vida futura e a escola deve representar a vida presente. Uma proposta de intervenção pedagógica que dá a atividade de aprender um sentido novo, onde as necessidades de aprendizagem aparecem nas tentativas de resolver situações problemas. Um projeto gera situações de aprendizagem ao mesmo tempo, reais e diversificadas. Permiti assim, que as crianças, ao decidirem, opinarem e debaterem; construam sua autonomia e seu compromisso com o social, formando-se como sujeitos culturais.

4.1 Público-alvo

Este projeto será desenvolvido no Colégio Visão Unidade Campinas, que está situado na Rua: Frei Hilário, 334 Campinas - São José. Localizado em área comercial e residencial. O projeto contará com a participação de 16 crianças na faixa etária de quatro a nove anos, sendo elas:

TURMA DO PROJETO RECICLOTECA (matutino)

NOME IDADE NASCIMENTO

Henrique Batista 6 22/11/2001

Santiago Nicolas 6 24/2/2002

Vinicius Destri 6 11/8/2001

Rafael de Moraes 4 6/3/2004

Maria Eduarda de Araújo 5 26/3/2003

Pedro Henrique Costa 4 30/6/2003

Pietro Franscico 4 2/6/2003

Raul Imbassay 4 12/9/2003

Ana Luiza Serafim 7 4/11/2000

Gabriela de Moraes Ramos 9 10/2/1999

Julia Cauane 5 24/3/2003

Igor Costa 4 19/7/2003

Eduardo Vicente 9 29/4/1999

Marcos Vinicius 4 30/6/2003

4.2 Cronograma

Este projeto tem a perspectiva de se realizar durante o ano letivo de 2008, no entanto, sua validação será de acordo com os desejos e necessidades do grupo e da professora.

4.3 Avaliação

A avaliação se dará em todos os momentos de interação das crianças seja ela com as outras crianças ou com os adultos, por meio da observação e registro escrito e fotográfico do professor, destacando os seguintes itens:

Ø Envolvimento;

Ø Comprometimento;

Ø Participação

Ø Interesse

Ø Criatividade

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (Sirlene)

5.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com