TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parlenda

Resenha: Parlenda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  Resenha  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 4

uma atividade sobre a palrenda para a educação infantil. É muito importante o trabalho com texto em sala de aula para o aprendizado do individuo e é através da leitura que começa o desenvolvimento da linguagem da criança. A leitura e a escrita é imprescindível no processo de emancipação do homem. É ela que fornece subsídios para que ele seja inserido na realidade de forma consciente e crítica e assim exerça seu papel de cidadão participativo na sociedade. A leitura possui um caráter formativo e instrumental, isto é, ela serve para nos aprimorarmos quanto pessoas e serve também para aprimorarmos o nosso desempenho em inúmeras atividades que realizamos em nossa vida social, acadêmica e profissional. É fato sabido que várias gerações têm demonstrado não apenas o desinteresse pela leitura, mas também a incapacidade de fazê-la coerentemente, compreendendo um texto em profundidade, o que inegavelmente limita o indivíduo em suas possibilidades de acesso ao conhecimento culturalmente construído.

A escola sendo umas das responsáveis para esta formação de saberes, permitir desenvolver tais capacidades, alem de apresentar à criança elementos constitutivos do texto como por exemplos: Os vocabulário, estrutura, enredo, coerência interna, elenco de personagens e, além disso, o uso social da escrita, tudo isto formam elementos que serão fundamentais no processo da alfabetização. Salienta-se que não é papel apenas do professor de língua portuguesa utilizar-se do texto para que haja uma aquisição significativa da linguagem, outras disciplinas também deveriam utilizar textos concretizados através dos gêneros disponíveis na sociedade. Portanto, é tarefa urgente dos pais e da escola, em todos os níveis, buscar maneiras de estimular a criança a ler.

Apenas propiciando aos sujeitos leitores o prazer da leitura poderemos construir as competências necessárias para sua apreensão e produção.

Pensadores como Paulo Freire apontam para o reconhecimento de que a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura da palavra escrita implica na ampliação da possibilidade de leitura do mundo. Assim, concluímos que o não desenvolvimento de bons leitores limita as possibilidades de leitura do mundo, da compreensão da realidade social e da intervenção do sujeito buscando a transformação da sociedade. No intuito de desenvolver, desde a mais tenra idade, o hábito e o prazer da leitura, a educação infantil deve oferecer oportunidades de leituras variadas, leitura não apenas de textos escritos, mas a própria leitura e interpretação do mundo em que a criança está inserida e do qual faz parte como ator social.

ATIVIDADES COM TRAVAS- LÍNGUA.

1-Leia com atenção seguindo com o dedo.

Um sapo dentro do saco,

O saco com um sapo dentro,

O sapo batendo papo

E o papo cheio de vento.

2-Circule todas as palavras e complete:

A palavra SAPO repetiu_______vezes.

A palavra SAPO rimou com a palavra________

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com