TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho TG - Parlendas

Por:   •  16/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluno(s):

Letícia Freire Jacó de Gennaro RA: 1647059

Patricia Jacó Vieira RA: 1647054

 Tatiane Nogueira Milani RA: 1646875

 POLO UNIP HORTOLÂNDIA

2017

- Tema da atividade: Meio-dia Macaco Assobia - Brincando Com Parlendas.

 - Tempo de duração da atividade: 02 horas

 - Objetivo(s) da atividade: Reconhecer as frases que compõem o texto.

- Conteúdo(s) da atividade: Texto fatiado.

 - Recursos necessários para realizar a atividade:  O livro Meio-dia Macaco Assobia – Brincando Com Parlendas, cartolina e folha sulfite.

- Desenvolvimento da atividade:

Ao recepcionar os alunos na sala de aula, começamos apresentando o livro Meio-dia macaco Assobia – Brincando com Parlendas onde primeiramente houve um momento de interação, perguntamos se eles já conheciam o livro, se sabiam o que era parlendas, para despertar a curiosidade e o interesse deles.

Para realização da atividade texto fatiado organizamos um cartaz em cartolina com uma parlenda que escolhemos juntos. “MEIO-DIA, MACACO ASSOBIA, PANELA NO FOGO, BARRIGA VAZIA.” Depois recortamos a parlenda em tiras e fixamos na lousa e fizemos a leitura junto com a turma. Logo após, mudamos a ordem das fichas e pedimos que verificassem o que aconteceu, solicitamos que os alunos ordenassem as frases de acordo com o texto, em seguida retiramos uma das fichas do texto e pedimos que descobrissem qual é a frase que estava faltando e colocassem no lugar certo. Fizemos a leitura de uma das frases e solicitamos aos alunos de uma forma divertida que localizassem a frase lida. E para finalizar esta atividade entregamos aos alunos a parlenda em folha sulfite para que eles recortassem e colassem em seus cadernos a parlenda na ordem correta.

- Avaliação da atividade

Ao termino desta atividade percebemos que houve um grande interesse por parte dos alunos tanto pela leitura e escrita por ser um texto divertido e que foi trabalhado de uma forma lúdica onde pudemos explorar a alfabetização e letramento de todos os alunos tantos os já alfabetizados e os que ainda apresentam alguma dificuldade.

- Bibliografia:

  • O livro: “Alfabetização e letramento: conceitos e relações”, organizado por Carmi Ferraz Santos e Márcia Mendonça – Belo Horizonte: Autêntica, 2007. Link: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/22 .pdf
  • O livro: Meio-dia Macaco Assobia - Brincando Com Parlendas por Linares,Bel, editora Formato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com