TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagoia Da Alternancia

Artigo: Pedagoia Da Alternancia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2013  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..........................................................................................4

2.1 POLÍTICAS E GESTÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS.................................. 5

2.2 CURRICULO, CONHECIMENTO E CULTURA ESCOLAR................................6

2.3 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA..................................................7

2.4 TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO.....................................................................8

3 CONCLUSÃO......................................................................................................9

REFERÊNCIAS......................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Este portifólio tem como objetivo reunir reflexões e registros, a respeito das disciplinas trabalhadas este semestre.

As disciplinas abordadas desempenham um papel fundamental para lidar com os desafios das práticas educacionais. Através das aulas e dos materiais pesquisados nas diversas disciplinas, vimos a importância de construir as articulações necessárias para construir alternativas que ponham a educação a serviço do desenvolvimento da aprendizagem integral do indivíduo.

Este trabalho analisará a postura critico-reflexivo dos educadores.Integrando as disciplinas vistas no semestre, iremos analisar como, cada matéria abordada irá nos ajudar como futuros pedagogos com práticas e metodologias que contribuirá no processo ensino-apredizagem do aluno.

2 DESENVOLVIMENTO

O profissional da educação precisa ser eficaz,desenvolvendo habilidades,com práticas e estratégias,sempre deve ter competência,caráter e postura.O professor,o pedagogo junto com toda equipe multidisciplinar precisam estar interagindo com o todo.Estamos num mundo cheio de mudanças,em que é precisa ter desenvoltura com várias coisas.As mudanças no meio social,econômico,político,cultural e tecnológico,gera um mundo caracterizado por complexidade,velocidade e incertezas.

Na disciplina de Política e gestão vimos como é feito o processo de gestão dentro do espaço escolar, o papel do pedagogo, etc. Na gestão administrativa de uma escola vimos que é necessária a participação de todos, pois a escola educa para a vida.

Em metodologia da pesquisa vimos a como é importante sermos pesquisadores, acrescentando tanto no nosso próprio conhecimento como no do aluno.Estudando Tecnologias da educação,aprendemos como utilizar os muitos recursos existentes,que tornam possíveis um melhor apredizado.Na disciplina de currículo,conhecimento e cultura,vimos como o educador em formação terá seu trabalho mais organizado;pois ele terá metas a serem alcançadas e trabalhará em cima delas,para obter os resultados desejados.

Vimos que é no currículo que haverá reflexões de como aperfeiçoar a prática pedagógica,o currílo também leva em conta a cultura de cada invdivíduo,tornando assim nosso conhecimento mais amplo.

2.1 POLÍTICAS E GESTÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

.

No decorrer do semestre vimos a importância da gestão da educação, pois ela faz parte de um processo político-administrativo contextualizado pelo qual se organiza a prática social ela transforma metas e objetivos educacionais em ações, dando aspecto concreto às direções traçadas pelas políticas. Assim, vemos que as políticas públicas são consideradas na organização das ações processos de gestão da educação.

Na gestão da educação faz-se necessário compromisso e responsabilidade da comunidade escolar, conferindo autonomia ao processo de gestão. No aspecto administrativo, faz-se necessária a elaboração e gerenciamento de planos, programas e projetos adequados ao contexto escolar. A garantia da indicação de dirigentes, constituição de conselhos escolares, a formulação, aprovação entre outros constituem aspectos da gestão administrativa.

A gestão democrática foi uma conquista social de educadores que trouxe a possibilidade de organizar a escola com a participação da comunidade em que ela está inserida. A escola, assim, dialogando com os diferentes setores da sociedade amplia suas possibilidades enquanto mediadora e orientadora dos processos educativos, cumprindo com o papel que a sociedade espera dela e nós como futuros pedagogos passamos conhecer melhor este processo e com certeza aprimoramos nossos conceitos.

2.2 CURRICULO, CONHECIMENTO E CULTURA ESCOLAR

Nesta disciplina vimos que ela abrange toda experiência adquirida desde o início da educação no Brasil e ela sempre vai se modificando para se obter melhores resultados na educação. Vimos a necessidade de passar e adquirir novos conhecimentos.

O currículo possui objetivos selecionados que são revisados constantemente.

Nosso currículo pedagógico atual tem por prioridade ensinar a pensar. Para que nossos alunos se tornem alunos e futuros cidadãos conscientes.

Currículos, conhecimento e cultura escolar fazem parte de uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas e culturais, intelectuais e pedagógicas.

Os conhecimentos e as práticas estão suscetíveis às novas dinâmicas e reinterpretados em cada contexto histórico. Os currículos são orientados pela dinâmica da sociedade, em um percurso contínuo de aprendizagem, socialização e desenvolvimento humano.

Analisamos que o importante é que cada um, como um bom profissional construa seus métodos próprios de aprendizagem e desenvolva a autonomia para se utilizar das fontes de conhecimento formal, e que o educando desenvolva a consciência do conhecimento e de suas aplicações.Vimos a história da educação brasileira e a formação do currículo analisando os impactos das diferentes visões da teoria curricular desde a tendência tradicional passando por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com