TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia da Alternância

Por:   •  20/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Lavras

Curso: Pedagogia

Disciplina: Pedagogia em ambientes não escolares

Professor formador: Leandro Veloso Silva

Professora tutora: Dalva Pereira Costa

Pedagogia da Alternância

Monica Cristina de Moura Pereira

 A Pedagogia da Alternância surgiu na França em 1935 visando atender as carências reais, a solução dos problemas vivenciados no campo quanto à educação e ao trabalho.

Em 1981, chegou ao Brasil, sobre a influência das pastorais sociais da igreja católica que se uniram aos movimentos sociais na criação de sindicatos e ao processo de luta pela terra com a organização dos acampamentos e assentamentos.

Para Ribeiro (2008),

A Pedagogia da Alternância é uma alternativa metodológica de formação profissional agrícola de nível técnico para jovens, inicialmente do sexo masculino, filhos de camponeses que perderam o interesse pelo ensino regular porque este se distanciava totalmente da vida e do trabalho camponês. (RIBEIRO, 2008, p.31).

        

Nela o educando alterna, trabalho e estudo, teoria e prática, onde o espaço escolar e não escolar tem importância equivalente.

Na Pedagogia da Alternância o aluno observa o que acontece no campo (na propriedade), leva suas observações e questionamentos para o ambiente escolar para estudo e aprofundamento científico para, de volta a propriedade, colocar em prática o que aprendeu.

Essa dinâmica integra o espaço comunidade ao espaço escola onde o educando passa um período em regime de internato na escola sob a orientação de monitores que em geral são técnicos em práticas agrícolas e outro período na propriedade sob a orientação da família.

A ausência de políticas educacionais específicas para a educação rural, a necessidade da formação voltada aos interesses das famílias do campo, a falta de interesse dos educandos para a educação formal baseada na realidade urbana, o aprimoramento da economia agrícola de subsistência, a falta de conhecimento de técnicas de manejo com agrotóxicos, com o solo, com as culturas e ambientais, todos esses fatores contribuíram para o surgimento da Pedagogia da Alternância em nosso país.

De acordo com Ribeiro (2008), na Pedagogia da Alternância(...), há uma valorização dos saberes construídos nas práticas sociais, principalmente a experiência do trabalho. Além disso, através de seu método que, segundo Alda Luzia Pessotti (1978), apud Ribeiro (2008), busca a conciliação entre a escola e a vida não permitindo ao jovem desligar-se de sua família e, por conseguinte, do meio rural. Também prepara o educando para intervir nos movimentos sociais do campo, nos sindicatos, nas cooperativas e no meio social rural transformando a realidade do campo.

Este trabalho proporciona a cada jovem exercer a condição de protagonista do seu aprendizado promovendo melhoria na qualidade de vida através da possibilidade um projeto profissional e social.

REFERÊNCIAS

MOURÃO, Maria das Graças Mota e MACIEL, Renata Cordeiro. Gestão dos Processos Formativos em Espaços não Escolares. Ed. Unimontes, Montes Claros, 2012.

RIBEIRO, Marlene. Pedagogia da alternância na educação rural/do campo: projetos em disputa. Revista Educação e Pesquisa, v.34, n.1, São Paulo, jan./abr. 2008.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (121.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com