TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE VIRGEM DA LAPA: Um Estudo de Caso

Por:   •  27/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  13.752 Palavras (56 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 56

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

TATIANE ALVES VIANA

PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE VIRGEM DA LAPA: Um Estudo de Caso.

[pic 3]

Araçuaí

2012

TATIANE ALVES VIANA

PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE VIRGEM DA LAPA: Um Estudo de Caso.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Ambiental.

Orientador: Anderson Buss Cardoso

Professora supervisora: Luciana Pires

Araçuaí

2012

Dedico este estudo à Escola Família Agrícola de Virgem da Lapa, por ter feito parte da minha formação.

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus por ter me dado força e determinação, por ter me guiado na concretização deste sonho.

A minha querida mãe, meu anjo protetor, que sempre esteve ao meu lado me apoiando.

Ao meu pai que apenas com um olhar se fez presente. Não tenho palavras suficientes para demonstrar o meu amor e o meu agradecimento.

Aos meus irmãos Valdinei e Valdinéia pelo amor que nos une. Obrigada por vocês existirem.

A minha avó querida que sempre pede a Deus por mim em suas orações.

Aos meus tios pelo carinho e compreensão.

Ao meu amor Walter Werithon pela compreensão, apoio, estímulo e paciência. Obrigada, amor! Sem você não teria chego até o fim.

Aos meus colegas de trabalho pelo apoio. Obrigada. Vocês foram fundamentais na minha caminhada. Aprendi muito com cada um.

A Escola Família Agrícola de Virgem da Lapa, por possibilitar a realização de tal estudo.

Ao orientador Anderson Buss Cardoso e professora supervisora Luciana Pires mais que um obrigado, minha eterna gratidão pela oportunidade e pela confiança e por acreditar na minha capacidade.

Meu agradecimento também a todas as pessoas que de uma forma ou outra me ajudaram, me auxiliaram na realização deste trabalho.

 

“AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.”

Coríntios 13: 1, 2, 4. Livro dos Coríntios.

VIANA, Tatiane Alves. PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE VIRGEM DA LAPA: UM ESTUDO DE CASO. 2012. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental) – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, Araçuaí, 2012.

RESUMO

Nos últimos anos, em nossa sociedade, temos assistido à emergência e consolidação de um movimento nacional que, no âmbito das organizações e movimentos vinculados ao meio rural brasileiro, tem afirmado princípios e práticas de outro paradigma de educação e de escola do campo. Dentre as diversas experiências educativas que integram este grande movimento, destacamos as experiências das Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) que alicerçada nos pressupostos teóricos da Pedagogia da Alternância, adota o Plano de Formação como eixo norteador de todas as ações educativas da EFA. O Plano de Formação das EFAs integraram os pais, os educandos e os monitores no processo de construção e re-significação dos saberes e dos valores, elegendo o estudante como sujeito dessa construção e pais e monitores como colaboradores. Para manter viva esta proposta os ensinamentos de Paulo Freire, estão sempre presentes no quotidiano das atividades pedagógicas das EFAs. Este trabalho tem por objetivo investigar como se dá o trabalho com a Educação Ambiental aplicada aos instrumentos pedagógicos da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Virgem da Lapa. Para que os objetivos pudessem ser alcançados foram realizadas pesquisas bibliográficas, análises de documentos, observações e experiências, que comprovem como se dá o ensino da Educação Ambiental na EFA. Ao término do estudo foi constatado que a Educação Ambiental é muito valorizada na EFA, e é muito bem trabalhada sendo aplicada aos instrumentos pedagógicos, levando em conta um dos seus principais, o Plano de Estudo.

Palavras-chave: Escola Família Agrícola. Pedagogia da Alternância. Educação Ambiental.  

SUMÁRIO

        

INTRODUÇÃO............................................................................................................07

1 ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE VIRGEM DA LAPA: CONSTRUINDO EDUCAÇÃO E CIDADANIA NO CAMPO.................................................................09

1.1 IMPLANTAÇÃO DA EFA E MOPEFAV: MOVIMENTO PRÓ-ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA NO VALE DO JEQUITINHONHA..................................09

1.2 PROPOSTA PEDAGÓGICA E PROPOSTA CURRICULAR DA EFA.......11

1.3 A COMUNIDADE ESCOLAR E SEUS PARCEIROS................................13

1.4 O ANO ESCOLAR DA EFA E SEU PROCESSO DE AVALIAÇÃO...........15

2 A ORIGEM DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: TRANSFORMANDO SONHO EM REALIDADE........................................................................................................17

2.1 A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: APRENDENDO E TRANSFORMANDO A REALIDADE...............................................................19

...

Baixar como (para membros premium)  txt (94.5 Kb)   pdf (420.2 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 55 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com