TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas E Resposta

Trabalho Universitário: Perguntas E Resposta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  2.829 Visualizações

Página 1 de 4

1. A autora aponta um deslocamento no eixo da discussão sobre educação a distância. Que deslocamento é este?

Resposta:

Revendo a mistura de linguagens novas e velhas, veiculadas em novos meios de comunicação, o eixo da discussão sobre educação a distância se desloca, passando a ser a mediatização técnica da mensagem educacional e não mais a distância física entre o sujeito aprendente e o sistema ensinante.

2. O que a autora entende por “mediatização técnica” e qual é o fundamento dessa mediatização?

Resposta:

A mediatização técnica, é a concepção, a fabricação e o uso pedagógico de materiais multimídia, onde gera novos desafios para os atores envolvidos nestes processos de criação, independentemente das formas de uso: o fato de que esses materiais possam vir a ser utilizados por estudantes em grupo, com professor em situação presencial, ou a distância por um estudante solitário, em qualquer lugar e em qualquer tempo, só aumenta a complexidade desses desafios. O fundamento dessa mediatização, é os contextos, as características e demandas diferenciadas dos estudantes que vão gerar leituras e aproveitamentos fortemente diversificados.

3. No texto, como é compreendido o “fenômeno da educação a distância” e por que o conceito de educação a distância tende a se transformar?

Resposta:

É compreendido como parte de um processo de inovação educacional mais amplo que é a integração das novas tecnologias de informação e comunicação nos processos educacionais.

Quanto à educação a distância, o conceito tende a se transformar, pois uma das macrotendências que se pode vislumbrar no futuro próximo do campo educacional é uma “convergência de paradigmas” que unificará o ensino presencial e a distância, em formas novas e diversificadas que incluirão um uso muito mais intensificado das TIC.

QUESTÕES SOBRE NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO

I- (ENADE) Na aula de Biologia, em uma escola de Ensino Médio, ao trabalhar um determinado assunto a partir do livro didático adotado, o professor é interpelado por um aluno sobre a atualidade daquela matéria. O aluno explicou que, tendo acessado o site de uma universidade pela Internet, leu que havia novos conhecimentos sobre o conteúdo em pauta, que contrariavam o que estava no livro.

Diante da situação, o professor, que sempre tivera posturas que valorizam a produção de conhecimentos pelos alunos, deve

(A) incentivar a turma a pesquisar sobre o assunto para avaliar as novas informações trazidas pelo aluno, deslocando a

discussão para uma próxima aula.

(B) desqualificar a Internet como meio de transmissão do conhecimento, informando sobre a existência de muitos sites não confiáveis.

(C) acatar a informação do aluno como verdadeira, indicando à turma que esse conhecimento será objeto de avaliação.

(D) recomendar à turma que estude pelo livro didático adotado, explicando que a prova terá o livro como base.

(E) impor-se ao aluno, confirmando que o livro adotado é atual e suas informações estão corretas.

OBS: O Professor deve sempre estar atualizado e dar ouvidos ao aluno, pois ninguém é dono de todo conhecimento, e pode ocorrer mudanças significativas no decorrer do tempo, com as novas tecnologias alcançadas...

II- (ENADE) A cibercultura pode ser vista como herdeira legítima (embora distante) do projeto progressista dos filósofos do século XVII. De fato, ela valoriza a participação das pessoas em comunidades de debate e argumentação. Na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva uma forma de reciprocidade essencial nas relações humanas. Desenvolveu-se a partir de uma prática assídua de trocas de informações e conhecimentos, coisa que os filósofos do Iluminismo viam como principal motor do progresso. (...) A cibercultura não seria pós-moderna,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com