TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perspectiva Acional E Comunicativa

Trabalho Universitário: Perspectiva Acional E Comunicativa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  1.759 Visualizações

Página 1 de 3

A abordagem acional, é, também de um modo muito geral, orientada para a acção, na medida em que considera antes de tudo o utilizador e o aprendiz de uma língua como "atores sociais", que têm que cumprir tarefas (que não estão apenas relacionadas com a língua) em circunstâncias e ambientes determinados, num domínio de atuação específico. Se os atos de fala se realizam nas actividades linguísticas, estas, por seu lado, inscrevem-se no interior de ações em contexto social, as quais lhes atribuem uma significação plena, na medida em que as ações são realizadas por um ou mais indivíduos que usam estrategicamente as suas competências específicas para atingir um determinado resultado.

De acordo com os fundamentos do QECR, devem ser valorizadas as experiências pessoais e culturais dos indivíduos. Assim, compreende-se que as línguas, maternas, estrangeiras e culturais adquiridas (na família, na escola etc.), mantêm uma relação. Fruto disso, a aquisição de competências gerais e uma competência comunicativa em LE possibilitará ao aprendiz agir com meios linguísticos, visando sempre um resultado significativo.

Desse modo, podemos perceber que a abordagem acional defende um conceito de língua como um meio para agir socialmente. Componente essencial dessa aprendizagem, orientada para um agir social com a língua, o desenvolvimento de um conjunto de competências gerais e especificamente de uma competência comunicativa permitirá que os indivíduos realizem atividades linguísticas em contextos e setores da vida social variados. De acordo com o QECR, a competência pode ser definida, num sentido amplo, como um conjunto de conhecimentos, capacidades e características que permitem a realização de ações. A partir desse raciocínio, o quadro europeu distingue as competências gerais que possuem os utilizadores e aprendizes: um conhecimento declarativo (saber, um conhecimento que resulta da experiência), uma competência de realização (saber-fazer), a competência existencial (saber ser e saber estar) e uma competência de aprendizagem (saber-aprender). A competência comunicativa, nessa abordagem, é composta pelos seguintes elementos: uma competência pragmática, uma competência sociolinguística e uma competência linguística.

Em contraste com a abordagem comunicativa, a perspectiva acional sugere que a aprendizagem de línguas se volte para o desenvolvimento dessas competências, sem se orientar, contudo, pelas necessidades específicas dos aprendizes. De forma geral, a abordagem comunicativa tem por objetivo preparar o aprendiz para interações linguísticas rápidas e eficientes, por meio de atos de linguagem.

Na maioria das vezes, ressaltando o uso da LE, esses atos de fala são enfatizados em atividades de simulação, como se estivéssemos frente a frente com o estrangeiro. Esse trabalho visa a permitir que os aprendizes se comuniquem na LE, em um contexto de uso próximo do real, porém em relações rápidas e trocas de informações. Com relação ao ensino das habilidades linguísticas de compreensão (oral e escrita) e expressão (oral e escrita) consideradas primárias para o QECR, esta inclui como habilidade a interação (oral e escrita) que não fazia parte da abordagem comunicativa.

Além disso, na perspectiva acional é introduzida a noção de mediação, como forma de tornar a comunicação possível entre pessoas que não podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com