TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Período Literário A Qual Resenha: Período Literário A Qual Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Resenha  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

Machado de Assis pertenceu ao Realismo, que surgiu no final do século XIX junto com a crise da Monarquia, os ideais Abolicionistas e Republicanos estavam avançando, a política do império estava caindo e a urbanização estava começando, o Brasil estava sofrendo grandes avanços tecnológicos como a energia elétrica e os carros, a Revolução Francesa tinha fracassado, a sociedade se encontrava dividida em duas classes, os burgueses e os operários, e é com esse cenário que o Realismo surge no Brasil.

O que marca a segunda metade do século XIX é a revolução nas ideias e na vida pessoal, estas começam no pensamento e depois passam a ser aplicadas na vida pessoal, despertando interesse material, um grande defeito da sociedade.

O que desenvolveu a base para a literatura foi às conquistas sociais, e o avanço da ciência. Fazendo com que o artista descrevesse em suas obras a sua própria vida, caracterizando assim o realismo e o que viria a seguir: O Naturalismo e o Parnasianismo.

Antes do Realismo os personagens eram indivíduos concretos, não sendo eles mesmos, mas com o Realismo isso muda, pois o autor procura apresentar a verdade nos personagens, passando um tratamento objetivo da realidade do ser humano. Possuía um grande caráter ideológico, notado por uma linguagem política e de denúncias de problemas sociais. Com clareza na linguagem, os escritores realistas iam diretamente ao centro da questão. O marco inicial do Realismo no Brasil ocorre em 1881 com a publicação do livro de Machado de Assis Memórias Póstumas de Brás Cuba.

O realismo reflete a tendência do positivismo reproduzindo fielmente a realidade observada. Não há mais um envolvimento sentimental, o romantismo tinha acabado, agora as condições sociais e culturais dos personagens estavam sendo claramente mostradas e valorizadas. O homem não estava mais sendo vangloriado e idealizado, as condições sociais estavam sendo expostas mostrando que o homem tinha que batalhar para sair da vida miserável que tinha, sendo assim como uma forma de combate a situação social decadente.

O próprio nome desse período deixa clara a característica mais marcante: A realidade. Os romances estavam fazendo uma visão crítica dos valores burgueses, denunciando a corrupção e a hipocrisia presente no século XIX, sempre mostrando os personagens como pessoas comuns em aspectos reais da sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com