TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mercado

Exames: Pesquisa De Mercado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

O que é Pesquisa de Mercado?

Para melhor atender um mercado-alvo, as organizações devem dispor de informações relevantes sobre seu campo de atuação, seu negócio, sua concorrência e especialmente seus clientes. O processo de pesquisa de mercadoconsiste na definição do problema e dos objetivos de pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análise das informações e apresentação dos resultados para administração. Ao realizarem pesquisa, as organizações devem decidir se devem coletar os dados ou usar dados já disponíveis. Devem também decidir sobre qual será a abordagem da pesquisa (observação, grupo focal, levantamento, experimental) e que instrumento (questionários ou dispositivos mecânicos) usar.

A principal razão para uma organização adotar a pesquisa de mercado é a descoberta de uma oportunidade de mercado. Uma vez com a pesquisa concluída, a empresa deve, cuidadosamente, avaliar suas oportunidades e decidir em que mercados entrar. Os mercadólogos dependem ainda da pesquisa de mercado para determinar aquilo que os consumidores querem e quanto estão dispostos a pagar. Eles esperam que este processo lhes confira uma vantagem competitiva sustentável.

Um dos principais erros que um empreendedor pode cometer é subestimar a importância da pesquisa de mercado, seja na fase de concepção do negócio (validação da ideia) ou já na implementação.

É a pesquisa de mercado que irá ajudá-lo a entender seus potenciais clientes, conhecer seus concorrentes e validar se de fato existem pessoas (mercado!) dispostas a pagar por seu produto ou serviço.

Reumidamente, pesquisa de mercado é o processo de coleta e análise de informações que ajuda o empreendedor na tomada de decisões estratégicas.

É através da pesquisa e análise do mercado que será possível identificar as reais necessidades e desejos ainda não atendidos dos potenciais clientes, ajustar as premissas nas quais o negócio está baseado e também tomar decisões sobre estratégias de distribuição e precificação.

Existem basicamente dois métodos de pesquisa de mercado: a pesquisa primária e a pesquisa secundária. Na pesquisa primária os dados são coletados especificamente para seu negócio, e podem fornecer ideias e insights sobre as necessidades e percepções dos clientes, dentre várias outras informações. Você consegue essas informações através de entrevistas, questionários ou reuniões com grupos de potenciais clientes.

A pesquisa secundária é a utilização de dados que já foram coletados para outros objetivos e poderão ser úteis para resolver o seu problema. Estes dados estão quase sempre na internet, em sites do governo, de associações e especializados.

De uma forma bem simples o processo de pesquisa de mercado pode ser dividido em cinco etapas: definição do seu problema, planejamento, investigação, coleta e análise dos dados/informações.

O primeiro passo é definir seus objetivos; ou seja: quais são as respostas que você procura. Selecione as perguntas chave, defina o melhor método, pense em quais recursos você precisará para fazer a pesquisa (ferramentas, tempo, dinheiro, etc.) e por último, caso vá fazer uma pesquisa primária, pense quais pessoas, e como chegar até

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com