TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pinóquio de trás Autor: Rubal Alves

Relatório de pesquisa: Pinóquio de trás Autor: Rubal Alves. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 4

UNIP

Universidade paulista

Amanda Gonçalves

Jamilly Alves

Rissila Teixeira

Valéria Kelly

Referencia: Pinóquio às avessas autor: Rubem Alves

Introdução

O trabalho apresentado tem como finalidade relacionar o conteúdo do livro Pinóquio às avessas do autor Rubem Alves, com as abordagens de ensino tradicional, comportamental e humanista presentes no livro.

ABORDAGENS DE ENSINO

No livro do Pinóquio as avessas, Felipe não é um mentiroso, e sim uma criança curiosa, cheia de perguntas e sem resposta para suas perguntas.

A abordagem tradicional e a escola ensinam o que se deve e não o que se deseja aprender e o professor é o foco das aulas, pois ele é o transmissor de todo o conhecimento e por isso é responsável pelo seu sucesso. A finalidade e a formação do aluno preparado para o mercado de trabalho podem identificar que não é apenas na escola que se dá a esse processo tradicional, mais os próprios pais que acabam ignorando o desejo do filho. O que podemos concluir é que a abordagem tradicional está em nossa própria visão, educação e em nossas culturas, pois assim que somos educados para o sucesso profissional. Cada aluno precisa aprimorar, com a orientação de um professor, a própria habilidade pessoal de analisar e interpretar as informações que lhe são transmitidas. Dessa forma, com a participação dos educadores, elas poderão estimular, cada vez mais, esta habilidade.

No modo humanista a criança estuda para crescer e conhece seu individual, não apenas para Felipe passar no vestibular, o professor não precisa apenas passar o material programado para os alunos, ela precisa facilitar o aprendizado para os alunos, pois Felipe tem muitas perguntas sem resposta, Felipe era uma criança inteligente e curiosa, e muito influenciada pelos pais, que falavam para ele estudar que ele só será uma pessoa sucedida se estudar, tirar boas notas, conseguir um diploma e se tornar um homem bem renumerado, influente na sociedade. No primeiro dia na escola Felipe percebe que, tudo é bem diferente do que ele pensava, que as crianças de certa forma era meio que obrigadas a pensar todas iguais, desse modo não se considera as características próprias de cada aluno, É claro que o autor não procura negar a necessidade da disciplina e organização para o desenvolvimento.Todavia, procurou demonstrar porque as atividades escolares devem levar em conta, também, a capacidade do aluno desenvolver-se por si mesmo. Somente assim, as crianças e jovens poderão sobreviver em um mundo repleto de informações e mudanças, Ele defende, uma educação menos rígida, ou seja, que não se registra unicamente à sala de aula, que inicie dentro de casa, com pais responsáveis que não criem expectativas na criança de que a escola “sabe tudo”, porque o conhecimento não se encontra apenas na escola e sim em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com