TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Dissertações: Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AULA

O conteúdo escolhido para a aula a ser ministrada no 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Silva Gama trata-se do Trovadorismo português, que será introduzido através do seu contexto sociohistórico e literário, para então se realizar a análise do poema Roi Queimado morreu com amor, de autoria de Pero Garcia Burgalês. Tem-se como objetivo deste plano, dar condições para que o aluno compreenda e conheça as características do Trovadorismo português presente no texto escolhido.

Os procedimentos serão, primeiramente, um pequeno contexto sociohistórico dialogado e, em seguida, a entrega do material sobre Trovadorismo português (em anexo). Na sequência, serão realizadas a leitura do poema escolhido e sua respectiva análise (em anexo). Após será apresentado uma obra contemporânea com características do Trovadorismo português (em anexo), e na sequência, a respectiva análise (em anexo). Por fim, apresentar-se-ão exercícios de fixação (em anexo) a serem aplicados e corrigidos, esclarecendo possíveis dúvidas.

REFERÊNCIAS:

ABDALA JÚNIOR, Benjamin; PASCHOALIN, Maria Aparecida. História social da Literatura Portuguesa. São Paulo: Ática: 1990.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

FERREIRA, Ema Tarracha. Introdução. Poesia e prosa medievais. 3. ed. Lisboa: Ulisseia, 1998.

MOISES, Massaud (Org). A literatura portuguesa através dos textos. 25ª ed. São Paulo: Cultrix, 1997.

RECKERT, Stephen; MACEDO, Helder. Do cancioneiro de amigo. 3. ed. Lisboa: Assírio & Alvim, 1996.

CLADINHO E BUCHECHA. Fico Assim sem você. Composição de Cacá Moraes e Abdullah. Gravada em 2002. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fico_Assim_ Sem_Voc%C3%AA

-----------------------------

TROVADORISMO PORTUGUES - Contexto sociohistórico e literário

O Trovadorismo representa a primeira manifestação literária portuguesa. Seu surgimento ocorreu no século XII, período em que Portugal começou a se estruturar como nação independente em meio ao sistema feudalista. Seu marco de origem é a “Cantiga da Ribeirinha”, escrita por Paio Soares de Taveirós no ano de 1189.

Os trovadores eram os artistas de origem nobre, que compunham e cantavam, com o acompanhamento de instrumentos musicais, as cantigas (poesias cantadas). Estas cantigas eram manuscritas e reunidas em livros, conhecidos como Cancioneiros.

O trovadorismo reflete o ambiente religioso e as relações de poder, típicos da Idade Média caracterizados pela visão teocêntrica de mundo e a servilidade do homem.

A Poesia trovadoresca pode ser dividida em dois gêneros: a Cantiga Lírica e a Cantiga Satírica. O gênero lírico se subdivide em duas categorias - cantigas de amigo e cantigas de amor, já o gênero satírico é compreende as Cantigas de Escárnio e Cantigas de Maldizer, conforme as características descritas abaixo:

Cantigas de amor: o trovador assume um eu-lírico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com