TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Ensaios: Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 5

Plano de aula interdisciplinar

Acadêmica: Lidiane do Espírito Santo

Turma: 5º ANO “A”

ANÁPOLIS- 2012

Objetivos Específicos

Valorizar a leitura como fonte de informação, compreendendo-a em suas diferentes dimensões, ou seja, a necessidade e o prazer de ler.

Ler e interpretar os diferentes tipos de textos que circulam socialmente, reconhecendo as especificidades que a escrita assume de acordo com o gênero textual.

Desenvolver habilidades de analisar, levantar hipóteses, comparar, questionar e sintetizar ideias, durante os momentos de leitura e interpretação.

Identificar e analisar o uso e o efeito de recursos expressivos na construção de um texto, a fim de empregá-los em suas próprias produções.

Aprimorar o conceito de divisão exata, através de situações-problema.

Desenvolver o raciocínio lógico-matemático através da resolução situações-problema que envolva o cálculo de área e perímetro.

Reconhecer através de situações práticas o conceito de fração.

Reconhecer o ECA, como um documento que existe para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes.

Refletir sobre as consequências do trabalho infantil.

Compreender que criança tem direitos adquiridos, mas que também precisa cumprir com seus deveres.

Conteúdos

Gramática: números decimais

Atividades com as 4 operações

Leitura, produção de textos.

Estruturação do texto, iniciais maiúsculas, pontuação, concordâncias

Principais direitos humanos

Criança cidadã: direitos e deveres.

Metodologia:

1ºMomento

Acolhida faremos a oração do Pai Nosso, começarei a aula distribuindo o texto Programa Sentinela. Eles iram fazer uma leitura em voz baixa, em seguida lerei o texto com eles e depois iremos ler juntos.

2º Momento:

Bate Papo: Faremos uma roda de conversa onde discutiremos sobre o texto. O programa sentinela é um programa muito importante que auxilia as vítimas de exploração e abuso sexual. Qual a importância deste programa? Você conhece alguma vítima de abuso e exploração sexual?

3º Momento:

Em seguida eles irão sublinhar e copiar no caderno as palavras desconhecidas em seguida busquem o significado no dicionário e depois irão fazer uma produção textual falando sobre o abuso e a exploração sexual.

4º Momento:

Pedirei que alguns leiam o texto produzido na frente. Em seguida comentaremos sobre o texto produzido.

5º Momento:

Entregarei uma atividade sobre representação de números decimais revisão da aula dada pela professora da sala e farei a correção no quadro. Em seguida mais duas atividades uma para efetuar as operações e a outra é um desafio de matemática onde eles irão revisar algumas operações matemáticas

6º Momento:

Terminaremos a aula com uma atividade de educação física que é Capitando sons no ambiente. Em silêncio absoluto a sala terá que capitar diversos sons no ambiente e anotá-los no caderno. Depois falar quais sons que foram capitados

Serviço de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (antigo Programa Sentinela)

O público-alvo do programa é crianças e adolescentes vítimas de violência, abuso ou exploração sexual, bem como suas famílias. O objetivo do programa é contribuir para a promoção, defesa e garantia de direitos de crianças e adolescentes vítimas de violência, abuso ou exploração sexual na busca de identificar o fenômeno e riscos decorrentes para prevenir o agravamento de situação e promover a interrupção do ciclo de violência.

Também busca contribuir para a devida responsabilização dos autores da agressão ou exploração, favorecendo a superação da situação de violação de direitos, a reparação da violência vivida, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, a potencialização da autonomia e o resgate da dignidade.

 

O serviço oferece um conjunto de procedimentos técnicos especializados para atendimento e proteção imediata às crianças e aos adolescentes vítimas de abuso ou exploração sexual, bem como seus familiares, proporcionando-lhes condições para o fortalecimento da auto-estima, superação da situação de violação de direitos e reparação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com