TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Trabalho Escolar: Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

A CONSTRUÇÃO DO PLANO DE AULA

O plano de aula é produzido como uma necessidade de caracterizar o que será implantado para o desenvolvimento de uma aula, sabendo que nem tudo poderá ser previsto, uma vez que o plano é um objeto que buscar antecipar uma reação, por meio de um conjunto de teorias da aprendizagem. E, se configura com uma busca de antecipar as reações dos praticantes, o que nem sempre é atingido, pois o cotidiano é mais dinâmico do que as teorias que buscam organizar e/ou colocar em ordem essa realidade. O plano é um instrumento que oferece certo grau de acertos, funcionando também como um objeto que possibilita que se pense em/nos caminhos alternativos para que a aula aconteça como planejada, possuindo certas formalidades, elementos que devem estar presentes na sua organização. São eles:

Cabeçalho sendo um espaço de apresentação, no qual se identifica a escola, o professor, a área do conhecimento, o assunto da aula, o nível de escolarização em que a aula será aplicada, turno e a carga horária.

Objetivos a serem alcançados com as aulas que serão ministradas.

Conteúdos são os meios pelos quais se espera alcançar os objetivos.

Procedimentos metodológicos são os meios pelos quais se espera alcançar os objetivos, considerando que toda aula tem início, meio e fim.

Recursos didáticos são materiais que serão necessários para o desenvolvimento da aula.

Metodologia de avaliação, técnicas que o professor utilizará para avaliar o ensino-aprendizagem, que variam de acordo com cada proposta empregada para o ensino.

Referências são os autores que forneceram o conteúdo teórico para o desenvolvimento da aula. Formatadas conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com base na Norma Brasileira Registrada (NBR) 6023.

O PROCESSO AVALIATIVO

A avaliação na elaboração do plano de aula é vista como a última etapa da aula, onde, momento em que o educador irá/poderá verificar se os objetivos foram atingidos. Com essa visão de avaliação o educador geralmente sugere questões, questionários, atividades extra-classe, de forma que este, o educador, possa medir o conhecimento, individual, do aluno.

A avaliação cruza o trabalho pedagógico desde seu planejamento até a sua execução, coletando dados para melhor compreensão da relação entre o planejamento, o ensino e a aprendizagem e poder orientar a intervenção didática para que seja qualitativa e contextualizada (SILVA, 2003). Assim, é necessário que a avaliação leve em consideração o tempo do aluno, uma vez que este possui seu lugar, seus vínculos e sua visão de como se integra ao mundo. Mas como avaliar o aluno quando se depara com o indivíduo que tem seu tempo de aprender, suas perspectivas individuais, seus significados em particular. O portfólio é uma modalidade de avaliação baseada na ideia da evolução do processo de aprendizagem. Assim a avaliação frente à novas descobertas e aprendizagens busca o equilíbrio entre o que é ensinado e o que é aprendido, leva-se em consideração as atividades em grupos e individuais e o educador observa suas atitudes de pesquisador, a aprendizagem é o saber consigo, com os outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com