TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Trabalho Universitário: Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  1.323 Palavras (6 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 6

PLANO DE AULA

Conteúdo: Leitura, compreensão e produção de poemas e charges

Série específica:Alunos do

7° ano do ensino fundamental;

Cronograma: duas aulas.

2 OBJETIVOS

Geral

● Propiciar um intenso trabalho de leitura de poemas e charges a fim de desenvolver a escrita de maneira coerente e crítica.

• Compreender e produzir poemas, utilizando do texto poético em estudo;

• Identificar o funcionamento da linguagem na versão poética;

• Ser capaz de captar a intenção do enunciador.

Específicos

● Conscientizar o aluno da importância da leitura e da escrita como meio para acesso ao mundo;

● Distinguir e apreciar diferentes tipos de poemas e charges possibilitando a técnica do gosto pela leitura;

● Dinamizar as aulas de leitura, por meio de oficinas, com intenção de habilitar os alunos a ler e decodificar;

● Aumentar aptidão de leitura de poema e produção textual tais como: dissertação e poemas;

JUSTIFICATIVA

Nos últimos dois séculos, a leitura esteve ligada à escrita e a história de vida do homem, a era moderna e contemporânea, é toda pontuada de documentos escritos. São muitas e diferentes circunstâncias da vida, e todas as formas de ler são relevantes. A leitura possui o poder de humanizar, reconstruir as pessoas em suas tendências antagônicas e pode ser considerada como instrumento de acesso à aquisição de conhecimentos e experiências, as quais podem levar os leitores a uma reflexão sobre o mundo. É relevante que eles reconheçam a leitura como fator imprescindível ao desenvolvimento social e a ação individual, pois, o hábito da leitura promove uma transformação interior no ser humano. Tal transformação quando exposta pode modificar o comportamento social deste, tornando-o mais consciente de suas responsabilidades como cidadão.

Diante desses aspectos e das observações feitas em sala de aula, constatamos o desinteresse dos alunos pela leitura e produção textual

Este projeto vem de encontro trabalhar o incentivo à leitura de charges e poemas, com produção de textos através de contextos vivenciados pelos alunos. Tais contextos ampliam a capacidade de abstrair maior número de informações, das diversas situações de suas vidas, auxiliando-os em um melhor aprendizado de forma dinâmica e prazerosa.

É importante que o aluno tenha consciência do quanto à leitura e a escrita fazem parte do seu cotidiano. Ao ler o jornal da manhã e se informar sobre o que acontece no mundo; ao ir ao supermercado e ler os rótulos das embalagens dos produtos, ao ler a bula de um medicamento suas indicações e contra indicações etc. É por esse envolvimento que se justifica a necessidade de levar os alunos em contato direto com a leitura de poemas e charges. Os quais proporcionam habilidades orais e escritas está nos permite revelar o nosso modo de agir e de pensar, proporcionando oportunidades de participarmos da vida, como agente transformador do meio em que vivemos. É por este e outros motivos que a escrita faz parte da vida do aluno. Além de colaborar na formação de cidadãos críticos conforme ressalta Maria Helena Parente:

“O ato de ler permite a descoberta de características comuns e diferenças entre os indivíduos, grupos sociais, as várias culturas; incentiva tanto a fantasia como a consciência da realidade objetiva, proporcionando elementos para uma postura critica.”

(PARENTE pag 29.)

Vale enfatizar que a leitura é o caminho essencial, o qual deve ser percorrido para a produção textual. Haja vista que esta é uma maneira de estimular os alunos a serem autores e conhecedores de sua história, possibilitando a eles intervirem e agirem em suas vidas e conseqüentemente na vida de outras pessoas. O conhecimento de mundo é fundamental para a compreensão da importância do ato de ler e escrever, transformando numa prática educativa.

Para desenvolvermos o ato de ler e escrever, é válido salientar, o que é leitura para os Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino fundamental, em que consiste em impulsionar o leitor a compreender e interpretar um texto, como pode ser constatado no seguinte trecho:

“Leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação de textos, a partir de seus objetivos, seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo que sabe sobre a linguagem etc. Não se trata de extrair informação, decodificando letra por letra, palavra por palavra”.

(PCNs p.69)

Percebe-se que esta clientela estudantil precisa de incentivo para ler e assim, observa-se o quanto a leitura consisti na formação de cidadãos críticos e seletivos. E em busca de um melhor aprendizado sócio cultural faz-se necessário que todo o corpo discente e docente esteja envolvido, para obter um melhor êxito, a fim de instigar os alunos do 7º ano, a desenvolver as habilidades de ler e escrever. Como ressalta os PCNs, que o aluno:

“amplie o conjunto de conhecimentos discursivos, utilize a linguagem escrita com apoio para registro, redija diferentes tipos de textos estruturando-os, realize escolha de elementos lexicais etc.”

( PCNs p.49 e 50)

Ainda referindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com