TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Trabalho Escolar: Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Neste trabalho de Didática vamos abordar e criar um planejamento de aula, e é por meio deste planejamento que estudaremos a fundo os conceitos da Didática e compreenderemos melhor a importância de planejar aulas para ter um bom resultado. O tema escolhido para o nosso plano de aula foi: meu corpo em movimento, esse tema será trabalhado com uma turma de berçário com bebês de um até dois anos de idade, e tem o objetivo de fazer com que as crianças se familiarizem com o próprio corpo.

Público- alvo:

*Turma de berçário um.

Perfil da turma para qual a aula será preparada:

* O planejamento da aula foi estipulado para uma turma de berçário um, com oito bebês, três meninas e cinco meninos de idade entre um e dois anos da escola EMEI Leonel Brizola do município de Nova Hartz. A turma nos parece ser bem agitada e curiosa, poucos bebês ainda não caminham.

Tempo de duração:

*Três dias;

Tema da aula:

* Meu corpo em movimento

Justificativa:

*O movimento tem grande importância nessa faixa etária. Os bebes estão se descobrindo e conhecendo um mundo de possibilidades que a escola lhes oferece. A partir disso, esse planejamento de aula busca proporcionar ao aluno o conhecimento do próprio corpo, criando sua identidade e reconhecendo o seu “eu”.

Objetivos da aula a ser planejada:

*O planejamento da nossa aula foi realizado com base no tema: meu corpo em movimento, nosso objetivo com esse tema é fazer com que os bebes se familiarizem com seu corpo e sua imagem e descubram suas sensações e assim se tornem, mas íntimos deles mesmos.

Conteúdo previsto para a aula:

*Reconhecimento do corpo;

*Locomoção no espaço;

*Exploração do movimento corporal;

Procedimentos de ensino e método:

*Músicas, descobrir sons: A criança consegue perceber sons e se expressar por meio deles desde os primeiros meses de vida. Por desenvolver outras capacidades, como sensibilidade, intuição, reflexão, criatividade, coordenação motora, dicção e ritmo, é importante começar a educação musical desde o berçário.

Eles podem ser incentivados a cantar e dançar movimentando todo o corpo, além de educá-los musicalmente ao brincar com a voz, explorando possibilidades diversas como imitar ruídos e os sons de animais. Além disso, são incentivados a terem bons hábitos, como respirar tranquilamente e manter-se relaxado e com boa postura.

*Corrida de Obstáculos: Através desta atividade a criança desenvolve a coordenação motora, noções de espaço, lateralidade, equilíbrio, deslocamento, esquema corporal, ritmo e atenção. A sala deve estar com o chão forrado por colchonetes, e com alguns obstáculos espalhados. Deve ser proposta a criança diferentes movimentos ajudando-os a rolar com braços e pernas esticados, para frente e para trás, engatinhando por baixo da mesa ou de uma

corda amarrada a uma altura baixa, dentro de um túnel, em diferentes direções.

Também pode ser trabalhado o impulso com pulos, saltos para frente e para trás, livres ou sobre obstáculos.

*Brincando na Areia: O contato com a areia estimula a coordenação motora e o equilíbrio além de desenvolver a autonomia e a socialização. Ao mesmo tempo estimula a perceber a textura da areia e as diferenças do toque quando ela esta molhada ou seca, isso possibilita novas experiências sensoriais.

Caminhando sobre a areia as crianças experimentam como fica o equilíbrio numa superfície fofa. Podem imprimir o formato das mãos ou dos pés, reconhecendo o próprio corpo observando formas e tamanhos na marca deixada.

Recursos de ensino:

*Rádio, CD e DVD com música infantil, túnel, areia;

Avaliação:

*A avaliação será realizada através da observação dos movimentos das crianças e da sua evolução na participação das atividades, na exploração dos ambientes, na construção de sua autonomia de movimento.

Recursos materiais:

*Colchonete, cama elástica, espelhos, túnel, casinha, praça com areia e música.

Diferença entre a Didática teórica e a didática prática

Embora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com