TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Artigo: Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  1.094 Visualizações

Página 1 de 5

SÍNTESE DIDÁTICA

E. FUNDAMENTAL II - DISCIPLINA – LÍNGUA PORTUGUESA

9º ANO

ANÁLISE DO CONTO: O ENFERMEIRO – MACHADO DE ASSIS

JUSTIFICATIVAS:

O tema é importante para despertar o interesse do aluno em conhecer as o-bras da literatura brasileira. Machado de Assis foi um dos maiores escritores brasilei-ros, por isso creio que todos deveriam estudar suas obras e conhecer seu rico trabalho. Apesar das dificuldades em levar ao aluno o gosto pela leitura, precisamos operar de forma graciosa tornando esse momento um momento agradável e que traz conhecimentos.

Desenvolver, portanto, este trabalho é também tomar ciência da responsabili-dade do ensino, e do gosto pela leitura, identificar os problemas do mundo, para que possamos formar cidadãos que se posicionem frente a estes.

Não pode haver uma prática eficiente sem fundamentação num corpo de princípios teóricos sólidos e objetivos. Não tenho dúvidas: se nossa prática de professores se afasta do ideal é porque nos falta, entre outras condições, um aprofundamento teórico acerca de como funciona o fenômeno da linguagem humana. O conhecimento teórico disponível a muitos professores, em geral, se limita a noções e regras gramaticais apenas, como se tudo o que é uma língua em funcionamento coubesse dentro do que é uma gramática. Teorias lingüísticas do uso da prosódia, da morfossintaxe, da semântica, da pragmática, teorias do texto, concepções de leitura, de escrita, concepções, enfim, acerca do uso interativo e funcional das línguas, é o que pode embasar um trabalho verdadeiramente eficaz do professor de português. (ANTUNES, 2003, p. 40-41)

OBJETIVOS:

• Conhecer os procedimentos de análise literária

• Reconhecer a complexidade da obra machadiana

• Preparar os alunos para situações adversas futuras;

• Construir nos alunos uma representação de atividade escrita e fala sem situa-ções complexas;

CONTEÚDO:

O conto é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimen-tos, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.

• Gênero textual

• Compreensão de texto

• Produção textual

• Análise linguística - coesão, coerência, plural, tempos verbais, transposição da fala para a escrita, uso da letra maiúscula, pronomes, pontuação, vocabulário. Frisar com o aluno a importância de escrever bem e corretamente, pois para isso dependemos da leitura.

RECURSOS:

Cópia do conto – O ENFERMEIRO – MACHADO DE ASSIS

Dicionário

TEMPO ESTIMADO:

4 aulas de 50 minutos

DESENVOLVIMENTO DAS ETAPAS:

1ª ETAPA

Conduzir a leitura do conto “O ENFERMEIRO” tirando as dúvidas sobre as palavras desconhecidas para os alunos, se necessário utilize o dicionário para que fique bem esclarecido. Se for necessário retome a leitura do conto para certificar que todos entenderam. O entendimento do conteúdo é fundamental para os alunos.

Certifique-se que os alunos saibam responder a seguinte pergunta: O Texto fala so-bre...

Nesse momento conduzir a classe a fazer o reconto com suas palavras. Dar oportu-nidades a todos os alunos levando-os a uma socialização em sala, para que nin-guém se sinta excluído.

2ª ETAPA

Analisar o conto buscando elementos para interpretá-lo e atingir um entendimento mais profundo. Desde o início temos uma ideia do que o conto significa uma hipóte-se ou elemento que nos deixou intrigado.

No caso do conto “O ENFERMEIRO”, sabemos que Procópio enriqueceu com a morte do coronel herdando sua fortuna. Mas Procópio deixou de se sentir culpado e também desistiu de doar o dinheiro. Também não se sabe a razão da explosão de ódio que o levou a matar o velho coronel.

A Interpretação se dá por um trabalho de leitura do qual participam ativamente tanto o escritor quanto o leitor. O autor deixa “Pontos Soltos” que devem ser decifrados pelos leitores da obra. Para isso precisamos fazer perguntas norteadoras para levar os alunos a desenvolver a interpretação.

Levantar um comentário com os alunos sobre a criatividade do autor, levando-os a se interessar pelo momento de leitura tornando-o prazeroso.

QUESTÕES:

• Porque Procópio, que parecia tão resignado e paciente, de repente mata o coro-nel?

• Como Procópio se livra da culpa e começa a desfrutar da herança?

• Quais as principais características do Coronel?

• Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com