TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Diversidade

Exames: Portfólio Diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  1.877 Palavras (8 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

CÁTIA CILENE S. DOS SANTOS, 557080

JACI SANTOS V DE JESUS, 141046

MARLÚCIA ALVES S. DE ARAUJO, 510436

SIRLENE DA PAIXÃO GOMES DE FRANÇA, 404911

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL –

DIVERSIDADE EDUCATIVA

SALVADOR

2011

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..............................................................................................02

2 DESENVOLVIMENTO- DIVERSIDADE E SEUS DESDOBRAMENTOS.....................................................................................04

2.1. OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR ................. 06

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS .........................................................................07

REFERÊNCIAS ...............................................................................................09

2

1. INTRODUÇÃO

A palavra diversidade está relacionada à qualidade daquilo que é diversos, diferente e variado, ou da variedade.

A nossa vivência é a experimentação de novas situações que nos permitem descobrir, inventar e reconstruir o conjunto de informações que recebemos.

Somos produtos e produtores de cultura. Tendo sido por ela construídos, construímos para a sua construção para sua reformulação.

Fazemos parte do conjunto de sistema simbólico: a linguagem, as relações de parentesco, a religião, a crença sagrada, dentre outros elementos responsáveis pelo estabelecimento da comunicação entre os homens de diferentes níveis.

Damos o nome de socialização o processo permanente que marca a inserção definitiva do indivíduo em sociedade.

Cada grupo social estabelece para si um conjunto de regras responsáveis por delimitar os pensamentos, as ações e por determinar “modos de vida”.

Sem regras, seríamos incapazes de produzir ordem e sentido para nossas ações e pensamentos e, conseqüentemente para a realidade que vivemos e produzimos.

Segundo Michaliszyn pensarmos na Educação e na Diversidade Cultural significa contribuir para tornar visíveis as diferenças socioculturais presentes em grupamentos humanos distintos e, ao mesmo tempo fornecer subsídios teóricos que possibilitem não apenas a compreensão da estrutura social, da diversidade cultural e do necessário respeito à alteridade.

3

2. DESENVOLVIMENTO

Há muito tempo se diz que o Brasil é um país rico em diversidade étnica e cultural plural em sua identidade: é índio, afro-descendente, imigrante, é urbano, sertanejo, caiçara... Contudo, ao longo de nossa história, têm existido preconceitos e relações de discriminação e exclusão social que impedem muitos brasileiros de ter uma vivência plena de sua cidadania.

Diversidade cultural é a diferença de cultura que existe entre o ser humano, ou seja, variedade e convivência de idéias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. Com hábitos e crenças de cada indivíduo.

A diversidade cultural se manifesta na sociedade através de variedade, pluralidade, multiplicidade em determinado, quer dizer, diferentes ângulos de visão ou de abordagem. De acordo com os PCN’s, para séries de Educação Infantil e Ensino Fundamental, a diversidade colocada como Cultural deve ser trabalhada de maneira transversal, ou seja, deve “atravessar” todas as disciplinas. A prática pedagógica deve ser colocada de forma transdisciplinar, pois, a diversidade está nos alunos, em seus modos de ler, de falar, de aprender e de se relacionar.

O trabalho multicultural representa um avanço não só para a luta anti-racista, mas para a luta da desconstrução de uma raça partindo para a contribuição de povos, ou seja, reconhecendo seus históricos, suas origens, que mesmo que tênues representam uma significação de valores e crenças baseados nas experiências vividas por eles.

Há muito se tem pensado na escola como um espaço chamado de oficina-escola, ou seja, em que se pode aprender de formas múltiplas, valorizando vivências e experiências prévias para construir novos caminhos e saberes. A Diversidade que está posta nos bancos escolares, sexual, racial e cultural, revela a pluralidade deste espaço que continua reproduzindo velhas ideologias de uma sociedade hegemônica.

4

As contribuições da sociedade na construção da diversidade vêm da variedade histórica do nosso povo são: os costumes, a culinária, a religião, crenças, dialetos, grafia, danças, literaturas, idiomas, entre outros.

Aceitar e respeitar a diversidade para uma melhor convivência entre os membros da sociedade.

Os fatores considerados relevantes na determinação do comportamento social e na formação dos sujeitos são: afetividade (segundo Piaget a afetividade exerce profunda influência no desenvolvimento intelectual), interatividade (Vygotsky defende a idéia de contínua interação entre as mutações, condições sociais e as bases biológicas do comportamento humano) e a aprendizagem (estuda o processo pelo qual as formas de pensar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com