TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portugues instrumental

Por:   •  3/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Anualmente, alunos dos vários centros universitários fazem trabalhos acadêmicos bimestrais e monografias e professores e pesquisadores escrevem artigos e/ou livros sobre determinados assuntos científicos. Eles baseiam seus escritos não apenas em suas experiências, mas também em pesquisas e obras pré-existentes, não para copiá-las ou plagiá-las, mas para embasar suas dissertações em dados confiáveis.

Entre as formas de pesquisas existentes está a pesquisa bibliográfica, importante instrumento para quem está em busca de conhecimento e novas informações, principalmente quando se pretende produzir algum texto científico ou trabalho acadêmico. Nenhum pesquisador ou aluno pode dela prescindir, sob pena de não criar textos qualificados e confiáveis. A busca pelo conhecimento é fator inerente aos estudiosos, os quais, por mais que dominem determinado assunto, sempre procuram novas informações e continuamente reciclam seu saber. É necessário ter discernimento para se distinguirem boas fontes daquelas sem credibilidade, de modo que as referências instruam o pesquisador na realização de seus experimentos e na produção de seus textos. Ter humildade é crucial, a fim de que pesquisadores e estudantes ultrapassem a barreira da auto suficiência e pesquisem publicações especializadas que possam lhes trazer parâmetros para moldar seu próprio conhecimento.

A pesquisa bibliográfica se presta tanto a corroborar o que já foi escrito e divulgado como para refutar o já existente e criar novos conceitos, promovendo, assim o avanço da ciência.

  1. O QUE É PESQUISA BIBLIOGRÁFICA?

Pesquisa bibliográfica é a pesquisa exploratória realizada imediatamente após a escolha do tema ou assunto sobre o qual se queira dissertar. Ela é elaborada com base em informações


obtidas em livros e periódicos, explorados no todo ou em parte, com o intuito de prover ao autor  conhecimento que lhe possibilite escrever com propriedade e segurança acerca do tema proposto.

Antes de se iniciar qualquer dissertação, escolhe-se o tema ou problema a ser avaliado e discutido e em seguida, pesquisam-se fontes onde o assunto é tratado de forma científica e que, portanto, possam fornecer respostas adequadas. Com a identificação e localização das  fontes, realizam-se a leitura do material, a tomada de apontamentos e o fichamento do que se mostra imprescindível ao trabalho a ser realizado e, por fim, procede-se à redação do texto.

Não há uma metodologia única para a realização da pesquisa bibliográfica. Ela pode ser cumprida de várias formas, dependendo do que se pretende escrever, do nível de conhecimento do autor, da precisão que pretende conferir ao texto, porém sempre haverá cuidados imprescindíveis para a criação de bons textos. Cada fase da pesquisa bibliográfica  possui métodos de realização, que se forem bem compreendidos e cumpridos, possibilitam a quem escreve realizar um trabalho de grande qualidade.

A pesquisa bibliográfica é, portanto, o passo inicial na investigação que resultará na elaboração de um artigo científico, trabalho acadêmico ou livro.

  1. IMPORTÂNCIA DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NA VIDA ACADÊMICA

A pesquisa bibliográfica é primordial na vida acadêmica, pois influi diretamente no resultado pretendido pelo aluno. Ela lhe possibilita encontrar informações em que seus trabalhos se basearão. Padres e Pastores baseiam seus sermões na Bíblia Sagrada, Imãs baseiam os seus no Alcorão; da mesma forma, alunos de graduação baseiam seus estudos e pesquisas em livros e periódicos pertinentes à sua área de formação. Nada é feito sem fundamento.

Entre as vantagens de se fazer pesquisa bibliográfica, podemos citar a de que ela possibilita conhecer se alguém já publicou respostas ao problema ou tema proposto, de modo que se avalie a viabilidade de dissertar novamente a seu respeito. Caso se trate de assunto esgotado, evita-se a repetição de ideias e até mesmo o plágio e busca-se novo tema; caso não esteja esgotado, procede-se à pesquisa bibliográfica e prepara-se a base para o texto a ser redigido.

A pesquisa bibliográfica aumenta o nível de conhecimento do universitário, pois ele vai além do que já foi visto em sala de aula. Desta forma, obtém-se maior domínio do assunto em questão não apenas para fazer trabalhos acadêmicos e monografias, mas também para responder questões das provas bimestrais. O aumento do conhecimento proporcionado pela pesquisa há de influenciar positivamente a vida profissional daqueles que vierem a se graduar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (103.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com