TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pre Projeto Sobre O Enad

Casos: Pre Projeto Sobre O Enad. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 4

tAutor: THIAGO FELICIO BARBOSA PEREIRA

Tema: Avaliação do desempenho dos estudantes no Enade.

OBJETO DE ESTUDO:

O artigo pretende fazer uma análise do desempenho nas avaliações no Enade.

JUSTIFICATIVA

Partindo do pressuposto de que o Exame Nacional de Desempenho de Estudante é um indicador de qualidade que avalia o desempenho dos estudantes a partir dos resultados por ele obtidos, pode-se dizer que é preciso, então, analisar esse desempenho dos alunos do curso de Pedagogia no Piaui.

OBJETIVO GERAL

• Analisar o desempenho dos estudantes do curso de Pedagogia que realizam o Enade

OBJETIVOS ESPECIFICOS

• Interpretar os dados do último Enade e com base neles obtidos avaliar a atuação nos estudantes dos cursos de Pedagogia do Piaui

PROBLEMATIZAÇÃO

Desde que o Enade foi aplicado pela primeira vez no Brasil (2004), as universidades têm se preocupado em preparar o seu corpo discente para a realização de uma prova que lhes dê um resultado eficaz. É preciso, portanto, ver de que forma as universidades preparam os estudantes para essas provas, assim como também selecionar os indicadores que apontam a causa de muitos alunos não obterem notas suficientes para a aprovação no exame.

MARCO TEÓRICO

O resultado dos alunos no Enade de um referente curso, no caso desse trabalho, Pedagogia, servem para qualificar o curso e dar-lhe maior valor do ponto de vista qualitativo. A aplicação das provas exige dos estudantes domínio do conteúdo obtido ao longo do curso para que o órgão superior de educação. Entretanto, muitos são os cursos rebaixados com notas devido ao mau desempenho (acadêmico e avaliativo) dos estudantes que prestam o exame. Deve-se ainda atentar que os alunos que realizam as provas nem sempre aprenderam ou não conseguiram assimilar todo o conteúdo previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, e as habilidades e competências em sua formação. Como observa Sasaki (2006)

há muita controvérsia sobre o Enade, principalmente quando se trata de que os alunos que realizam a prova quando ingressam no curso não são os mesmos que fazem à próxima edição do Enade, pois, em alguns casos, já estão formados. [...] Acredito que o processo de avaliação na educação brasileira criou traumas quando se trata de obrigar o aluno a realizar mais uma prova. Ao mesmo tempo, acredito que cabe a cada instituição realizar um trabalho de conscientização sobre a importância de se fazer o Enade. O diálogo entre dirigentes e lideranças estudantis é imprescindível nesse processo. [...] o Enade inovou na ampliação de questões que envolvem conhecimentos gerais, além das específicas; as provas são feitas com alunos no início e final dos cursos; é amostral e feito por sorteio, ou seja, a cada triênio são escolhidos os cursos e realizado o respectivo sorteio dos alunos, diferente do Provão que obrigava todos os alunos a realizarem a prova. [...]

Como o exame foi idealizado para ser realizado no início e no fim do curso há que se notar um esforço das universidades em mostrar que os alunos encontram-se aptos para o exame.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com