TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preconceito Linguistico

Trabalho Universitário: Preconceito Linguistico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 2

Curso De Letras Com Língua Estrangeira

Disciplina: Linguística Aplicada

Aluno: Jhoan Evandro

No livro "Preconceito Linguístico" o autor Marcos Bagno, defende com firmeza a língua viva e verdadeiramente falada no Brasil. E hoje o preconceito linguístico, vem sendo sustentado diariamente pelos meios de comunicação, que pretendem ensinar o que é "certo" e o que é "errado", sem falar, é claro nas ferramentas tradicionais de ensino da língua, ou seja, a gramática normativa e os livros didáticos.

O Brasil é um país com muita diversidade linguística, e o problema é que por falta de uma politica educacional que se preocupe em defender essas variações dos falantes, faz com que agrave ainda mais o preconceito. O primeiro mito apontado por Marcos Bagno é introduzido pelo título: “A língua portuguesa falada no Brasil apresenta uma unidade surpreendente”, o que o autor classifica como “o maior e mais sério dos mitos” e como “(pre) conceito irreal”.

Bagno argumenta que este mito é nocivo à educação porque retira a variabilidade linguística do que é ensinado nas escolas e passa a ideia da existência de uma única língua comum a todos os brasileiros, não se levando em consideração os múltiplos fatores inerentes a cada grupo da população. É importante então que se tenha um planejamento para defender a valorização da diversidade linguística do português brasileiro, inclusive no ambiente educacional, pois segundo a ciência linguística, no mundo não existe nenhuma língua uniforme e homogênea, mas sim, uma língua viva e heterogênea.

Portanto, Apesar de a grande parcela dos brasileiros falar o português, não se pode dizer que haja uma “homogeneidade linguística”, pois há uma imensa diversidade linguística presente na língua. Para tanto escola e as instituições voltadas à educação precisam desmistificar o conceito de “unidade”, para “melhor planejarem suas políticas de ação junto à população amplamente marginalizada”, que traz para a sala de aula uma bagagem linguística que difere da que, naquele ambiente, será ensinada. É como se o aluno fosse aprender a língua estrangeira de sua própria língua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com